sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fechamento da Semana

A espera do FED e eleições

A maioria das bolsas ao redor do mundo quase não saíram do lugar esta semana, fechando com pouca variação expressiva. Na semana que vem teremos uma agenda carregada e muito importante para definição do cenário final de 2010 e projeção de 2011. Primeiramente vamos verificar a reação do ibovespa quanto ao resultado das eleições de domingo. Nos Estados Unidos também teremos eleições e a perspectiva é que a oposição de Obama conquiste mais assentos no Congresso. A popularidade do presidente americano segue um pouco abalada pois nada mudou para a economia norte-americana desde que assumiu o poder na Casa Branca. Mas o que está sendo aguardado ansiosamente pelo mercado é o anúncio dos incentivos econômicos pelo Federal Reserve (FED) no dia 3 de novembro. Como será a política de afrouxamento monetário? É o que todos querem saber.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos aumentou 2% no terceiro trimestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado não agradou e nem desagradou os investidores pois o número veio em linha com as expectativas do mercado. No trimestre anterior o PIB revisado demonstrou crescimento de 1,7%. Com isso Dow Jones fechou a semana praticamente estável, com poucas oscilações. O índice bem que tentou rompimento na complicada região dos 11.2k (última retração fibo de toda queda da crise) e está tentando confirmar o rompimento da média móvel simples de 200 períodos do gráfico semanal que se encontra nesta região também. Rompendo essas barreiras espera-se boas perspectivas altistas para o mercado no médio e longo prazo. Caso contrário...


Ibovespa fechou esta semana também com pouca oscilação e sem novidades. Na verdade respirou um pouco da pancada sofrida na semana passada (indo na contra mão dos demais índices mundiais). O índice sentiu a pressão do topo histórico (72k) testado na semana anterior, mas não houve complicações para a tendência de médio e longo prazo. Conforme podemos verificar no gráfico abaixo o ibovespa ainda tem espaço para segurar uma queda maior se for o caso pois a linha de tendência de alta (LTA) está passando na região dos 66k. Domingo teremos eleições no Brasil e veremos no decorrer da semana qual será a reação da bolsa com o nosso(a) futuro(a) presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário