terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mercados Hoje

Ibovespa segue descolado, mas agora na alta

O índice bovespa subiu nesta terça-feira acertando parte do atraso em relação aos demais índices mundiais após as quedas sofridas na semana passada. A valorização de hoje deve-se em grande parte pela alta dos papéis da Petrobras que fecharam com mais de 5% de alta ocasionado pela interrupção de operações vendedoras que vinham massacrando o papel nos últimos dias (tecnicamente o papel estava bastante sobrevendido). O ibovespa terminou o dia com valorização de 1,7% e conseguiu recuperar o patamar psicológico dos 70k fechando acima da linha central de bollinger e com certo espaço nos indicadores. Esta alta alivou as tensões quanto ao teste do suporte em 68.5k e média móvel exp. 50.


No cenário internacional o dia foi de cautela em Wall Street devido a uma potencial agitação nos mercados para semana que vem onde teremos anúncio do FED sobre novas medidas de incentivo a economia e eleições nos Estados Unidos. O partido de Obama segue ameaçado de perder a maioria na câmara e no congresso o que dificultaria na aprovação de projetos do governo. Hoje também saiu o consumer confidence (indicador que mede a confiança do consumidor norte-americano) mostrando uma ligeira alta em outubro de 50,2 pontos ante os 48,6 do mês de setembro, mas não foi suficiente para animar o mercado americano.

Com isso Dow Jones e S&P500 fecharam estáveis mantendo a luz amarela que foi acesa ontem. Um ponto que merece ser destacado é a divergência de baixa pelo volume do Dow Jones e S&P500 abaixo de importantes resistências ( fibo de 11.2k para o Dow Jones e média móvel simples semanal de 200 períodos para o S&P500 ). Na Europa o DAX (Alemanha) cedeu 0,4% e o FTSE (Inglaterra) perdeu 0,8% confirmando o sinal de venda deixado ontem. Abaixo o gráfico do Dow Jones:

Nenhum comentário:

Postar um comentário