quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mercados Hoje

Sem motivos pra cair? Não tem problema o mercado arruma

Quem se guia pelo mercado acompanhando apenas notícias ou concentra suas atenções somente na economia as vezes fica sem entender porque o mercado caiu. Nesses casos a análise técnica poderá te ajudar (é por isso que gosto de utilizar técnica, fundamentos/economia e notícias nas análises), caiu porque deu venda na segunda-feira desta semana para maioria das bolsas européias e também nos Estados Unidos (a do ibovespa foi semana passada). Vale a pena ressaltar que o sinal emitido é relevante apenas para aqueles que estão operando no curto prazo. O cenário de médio e longo prazo continua inalterado até o momento conforme mencionado no fechamento da semana.

E novamente sobrou para o FED (banco central norte-americano) "levar a culpa" da queda de hoje. Isso porque o mercado esperava que a segunda rodada de estímulo monetário do FED na semana que vem contasse com a compra de nada mais nada menos que US$ 1 trilhão de títulos públicos americanos - os famosos treasuries. Mas os nossos amigos do The Wall Street Journal soltaram uma matéria informando que o mais provável é que o FED adote um programa de compras mais "light", será que está faltando papel pra imprimir dólar? Pois bem, o anúncio do FED sairá apenas na quarta-feira (03/11/2010) mas os mercados tiveram que cair antes, claro pra dar mais uma vendinha. Na Europa o DAX (Alemanha) perdeu 0,7%, FTSE (Inglaterra) cedeu 1,1% e Nos Estados Unidos o Dow Jones recuou 0,4% e S&P500 caiu 0,3%.


Ibovespa também cedeu e não fosse a Petrobras a queda poderia ser maior, chamou a atenção o alto giro dos papéis da empresa, as preferenciais por exemplo chegaram a oscilar mais de 7% no intraday entre uma mínima de 25,24 e máxima de 27,05 devido a um alto volume de negócios por volta das 16:00h provavelmente ocasionado algum grande player. Voltando ao índice bovespa, o pouco que caiu foi a conta certa de ficar acima da linha central de bollinger, porém acabou plotando um candle parecido com um enforcado sugerindo que a tendência de baixa marcada pelo topo em 72k ainda não terminou no curto prazo (apesar da alta de ontem) formando-se uma LTB curta (linha de tendência de baixa). Caso essa LTB não seja rompida iremos formar topo descendente no curto prazo e os 68.5k poderão ser acionados novamente. Foi importante fechar acima dos 70k pois é uma resistência psicológica para muitos investidores.

3 comentários:

  1. FI,

    A análise fundamentalista diz o que comprar e os gráficos diz quando comprar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jônatas,

    Exato, os fundamentos vão orientar na escolha do ativo, os gráficos irão mostrar o "timming" de compra.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. FI, gostaria de sugestões de sites, arquivos, aulas, livros de qualidade sobre análise técnica. Tenho estudado muito macro e AFundamentalista e acho que é interessante conhecer um pouco de AT.
    Ab., Cláudio

    ResponderExcluir