quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mercados Hoje

Ibovespa na contramão

Dow Jones + 0,35%, S&P500 + 0,18%, Nasdaq + 0,09%, DAX (Alemanha) + 1,3%, FTSE (Inglaterra) + 0,5%, CAC (França) + 1,3%, Ásia estável, Ibovespa - 1,07%. O índice bovespa se movimentou sozinho no pregão de hoje - o que não é normal - pois apesar da queda no preço do barril de petróleo e da leve baixa no preço das commodities o movimento foi totalmente desvinculado com as oscilações dos mercados internacionais. Acontece que as nossas blue chips estão sofrendo com fortes pressões vendedoras e o único papel que estava fazendo um contrapeso no índice era a Vale. Mas "descobriram o nosso suporte" nas blue chips e soltaram venda na Vale hoje, por isso o índice caiu.

O mercado amanheceu com a notícia de que o PIB da China registrou crescimento anualizado de 9,6% no terceiro TRI/2010, diminuindo assim um pouco o rítimo de crescimento pois no segundo TRI/2010 a economia chinesa cresceu 10,3%. Mas a notícia gerou impacto apenas no intraday e as bolsas conseguiram a subir com os dados positivos de balanços nos Estados Unidos, destaque para o McDonald's. Dow Jones foi testar mais uma vez a complicada região dos 11.2k e encontrou forte pressão vendedora após o teste. Atentar para divergência no volume.


Ibovespa não conseguiu se manter acima da linha central de bollinger e fechou abaixo desta, mas conseguiu encontrar força compradora perto da região destacada em 68.8k e seria bom não perder esta linha de suporte. A situação está um pouco mais incômoda em relação aos demais índices pois segue com o topo confirmado em 72k e traders de curto prazo descendo venda nas principais blue chips. Em compensação, ficar de olho aberto nas siderúrgicas que já apanharam bastante e estão começando a ficar atrativas para compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário