sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fechamento da Semana

G20: muita expectativa para poucos resultados

A uma semana atrás quando o Federal Reserve divulgou seu quantitative easing 2 de US$ 600 bilhões criou-se uma expectativa no mercado quanto a resolução da questão cambial na reunião de cúpula do G20 esta semana em Seul na Coreia do Sul. Acontece que a reunião do G20 terminou sem uma decisão concreta sobre a guerra cambial e a crise econômica. Os líderes econômicos mundiais precisaram se reuniar duas vezes em menos de um mês para apenas concordarem em "estabelecer diretrizes indicativas que meçam desequilíbrios entre as economias". E mesmo assim deixaram os detalhes mais importantes para se resolver na próxima reunião do primeiro semestre no ano que vem! Sobre o câmbio especificamente os países se comprometeram a avançar para taxas de câmbio determinadas pelo mercado (isto é, câmbio flutuante) e evitar desvalorizações com fins competitivos, em referência ao câmbio manipulado da China. Alguém aí está acreditando que a China vai adotar o câmbio flutuante? Bom, se você acredita em papai noel...

Por falar na China, Xangai despencou 5,16% nesta sexta-feira devido a rumores de aumento da taxa de juro para conter a inflação que está acelerando no país (conforme alertado no post de ontem) e consequentemente vai causar impacto no consumo de commodities pois o país asiático é um dos maiores importadores mundiais desses produtos. Com G20 decepcionando investidores e China demonstrando possível aperto monetário não tem ibovespa que segure o tranco. A bolsa brasileira fechou mais um dia no vermelho deixando uma formação não muito boa no gráfico semanal. O movimento de rompimento da zona de congestão foi refugado, ou seja, foi e voltou e agora permanecemos dentro da velha congestão. Chama atenção também a formação dos candles (engolfo de baixa) e pode jogar o índice para testar a linha central de bollinger do gráfico semanal em aproximadamente 67.6k e seria importantíssimo não perder essa região. Apesar de ter espaço suficiente para o reaparecimento da força compradora o mercado permanece vendedor.


Na Europa, apesar do governo irlandês ter negado os rumores de que receberia um socorro de € 80 bilhões da União Europeia, as dúvidas em torno da saúde fiscal dos países periféricos da zona do euro pressionou o mercado acionário que terminou em queda. Apesar de tudo, o principal índice europeu (DAX - Alemanha) segue muito puxado no gráfico diário e no semanal conforme podemos observar logo abaixo, deixou um candle de indecisão colado na linha superior de bollinger devido a forte alta após o rompimento do triângulo ascendente e corre sérios riscos de pipocar para baixo rumo ao novo teste da LTA semanal.


Nos Estados Unidos, nem com o aumento acima do esperado da confiança do consumidor americano foi o suficiente para reverter o ritimo vendedor do mercado iniciado esta semana. O índice de sobrecompra estava bastante elevado, o problema é que a queda deixou uma formação de topo nos gráficos semanais com fechamento abaixo da linha de resistência da zona de congestão. A perda desta importante faixa (que também é a última retração fibo do subprime) caracterizou falso rompimento da semana passada. O lado positivo é que Dow Jones tem espaço suficiente para continuar realizando lucros sem gerar influência na tendência de alta principal, mas até os 10.7k. Os mercados em geral ficaram em uma situação delicada para semana que vem indicando manutenção da tendência de baixa no curto prazo e com espaço para continuar caindo.

4 comentários:

  1. O que acha da vale? Sera que sobe mais?

    Muito bacana seu blog. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. P. Ferraz, obrigado!

    A vale encontra-se em um belo canal de alta desde o fundo da crise em 2008. Porém está encontrando muitas dificuldades para romper a resistência na região dos 50,00 o que pode favorecer ao aparecimento de força vendedora no curto prazo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog.
    tb tenho um blog e aguardo sua visita. abraços
    www.investidorindependente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Investidorindependente, visitei seu blog, muito bom

    Abcs,

    ResponderExcluir