segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Matéria-prima em alta

Impulsionadas pelo indicador que mede a atividade industrial da China, os preços das matérias-primas continuaram subindo conforme demonstra o Commodity Related Equity (este índice acompanha a oscilação de preços do mercado de commodities e iniciou rompimento de seu preço máximo atingido esse ano, bom sinal para o ibovespa). O índice gerente de compras da China obteve forte expansão em outubro, passando de 52,9 em setembro para 54,8 indicando o bom desempenho da atividade manufatureira na região.

Mas nos Estados Unidos e Europa os investidores preferiram manter a cautela aguardando a agenda econômica desta semana que poderá definir o rumo dos mercados para o médio e longo prazo. Dow Jones fechou estável com + 0,06%, S&P500 +0,09% e Nasdaq - 0,10%. Mesmo cenário se repetiu na Europa com DAX fechando sem oscilação e FTSE com 0,30% de alta. Nesta terça-feira teremos eleições americanas com provável vitória da oposição republicana e na quarta-feira o tão aguardado anúncio do segundo quantitative easing do FED (banco central norte-americano).


O gráfico abaixo é um índice de volatilidade e representa o "stress" do mercado, isto é, mostra o quanto os investidores estão apreensivos com a bolsa de valores. A lógica é simples: se ele sobe, a bolsa normalmente cai, se a bolsa sobe, ele normalmente cai, por isso ele é mais conhecido como o índice do medo. Curioso notar é que este índice de volatilidade já vem subindo a algumas semanas emitindo um sinal de alerta para o mercado. Estamos de olho.


Ibovespa refletindo o bom desempenho do setor manufatureiro asiático subiu pois suas principais empresas são fornecedoras de commodities, portanto se a China continua em forte crescimento significa que ela vai continuar demandando por commodities e nós somos o principal fornecedor. Com isso o índice conseguiu romper sua LTB (linha de tendência de baixa) de curto prazo que havia desenhado na semana passada e tem caminho livre pra testar os 72k novamente onde o rompimento ou não desta importante região vai depender do que será anunciado pelos nossos amigos do Federal Reserve na quarta-feira.

2 comentários:

  1. Vc não faz analises de ativos especificos? que tal uma de RDCD3?

    abraços

    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Faço sim, me envie um e-mail: financasinteligentes@gmail.com

    RDCD3 está levando uma "surra" do mercado. O problema dela é que o balanço não veio bom e a sua concorrente tem melhores múltiplos fundamentalistas. Na análise técnica entrar agora é pegar faca caindo, porém o papel caiu muito e está com indicadores no chão. No mínimo um repique deve ter. Esse papel é bom pra swing-trade (sobe e desce rápido).

    Abcs,

    ResponderExcluir