quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Rompimento histórico

As bolsas de valores subiram forte no mundo todo um dia após o Federal Reserve anunciar o quantitative easing 2 de US$ 600 bilhões para impulsionar a economia norte-americana. Conforme comentado ontem não há motivos para queda, serão US$ 600 bilhões de dólares entrando na economia americana a preço de banana ou nem isso. Mais uma vez vai "chover dinheiro" na terra do Tio Sam. Como todos nós já sabemos, a maior parte deste dinheiro acaba indo para o mercado de capitais e por esse motivo acabou impulsionando os mercados ao redor do mundo.

Dow Jones em um dia histórico conseguiu enfim passar pela fortíssima barreira dos 11.2k, era a última retração fibo de todas as perdas sofridas com a crise e linha de resistência da congestão que já durava mais de um ano. E não só rompeu como convenceu, o índice plotou um marubozu de alta com volume acima da média abrindo as bandas de bollinter indicando forte movimento. Vale a pena ressaltar que o índice de volatilidade (VIX) continuou em queda forte (iniciada ontem) confirmando o cenário de otimismo por parte dos investidores para com a bolsa de valores.


Ibovespa também conseguiu romper sua linha de resistência da zona de congestão acompanhando os movimentos das bolsas internacionais. O Commodity Related Equity influenciou bastante, subiu forte no dia de hoje pois a queda do dólar está forçando uma alta nas commodities. O rompimento do índice também foi convincente e injetou mais ânimo nos mercados atraindo novos compradores. Vale a pena ressaltar que apesar deste forte movimento alista, o índice encontra-se em zona crítica de sobrecompra e os investidores devem ficar atentos ao escolher o papel para entrar. Blue chips que estavam atrasadas em relação as middles/small caps começaram a andar, principalmente o setor siderúrgico destacado aqui anteriormente.

2 comentários:

  1. FI,

    Já tem analista falando que o bovespa passa dos 80k esse ano, não sou tão otimista assim.
    Dólar fraco e forte demanda da China fortaleceu empresas de commodities.
    Vamos aguardar e ver.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jônatas,

    Quando sobe todo mundo fica otimista e eleva o target, quando cai todo mundo fica pessimista e abaixa o target, é sempre assim rsrs

    Temos que levar em consideração que o ibovespa já subiu mais de 20% desde o fundo em 57k e este movimento atual vem de uma pernada de alta iniciada em 64k sem muita realização de lucros. Por isso mesmo devemos ficar atentos pois uma realização mais pesada pode acontecer antes de fechar o ano, 80k para 2010 é otimismo demais na minha opinião.

    Abcs,

    ResponderExcluir