quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mercados Hoje

China, Irlanda e G20 deixam investidores cautelosos

No início do dia os investidores repercutiram os dados da economia chinesa, a produção industrial cresceu 13,1%, ligeiramente abaixo da alta registrada em setembro, de 13,3%, e também inferior ao esperado pelo mercado (13,4%), enquanto as vendas no varejo mantiveram ritmo forte pressionando uma alta no índice de preços ao consumidor. A alta da inflação na China obriga o país a adotar medidas para frear o crescimento (prejudicando outras economias mundiais) tal como foi o aumento do compulsório anunciado esta semana e possível aumento na taxa de juros na próxima reunião do banco central chinês. A Irlanda volta a apresentar sinais de que precisará ser socorrida pela União Européia devido a contínua alta na taxa de juros de seus títulos públicos encarecendo ainda mais sua captação de dinheiro no mercado.

Os investidores estão atentos às possíveis críticas de vários países na cúpula do G20 em relação ao recente programa do FED de US$ 600 bilhões para compra de títulos da dívida pública americana. A China - principalmente - vai bater de frente com os Estados Undios, porém vale a pena lembrar que o único país que não estava jogando a regra do jogo era a China que manipula descaradamente o seu câmbio favorecendo suas exportações deixando seus produtos bem mais baratos em qualquer canto do mundo.

Dow Jones funcionou apesar do feriado americano mas foi abalado pelas ações da Cisco que despencaram mais de 16% após a companhia reportar seu péssimo balanço deixando perspectivas desanimadoras para a empresa no longo prazo. Apesar da queda, Dow Jones conseguiu fazer o seu pullback na região dos 11.2k e agora não tem jeito, precisa voltar a subir, caso contrário pode refugar o rompimento da congestão de mais de um ano. O cenário não está muito animador, indicadores continuam apontando para baixo, se o mercado tiver que reagir para voltar a subir no curto prazo deverá ser amanhã.


Acompanhando o mau humor internacional o ibovespa fechou com baixa de 0,62%. O índice está conseguindo se segurar na linha central de bollinger que é a mesma região onde passa a LTA mais curta. Porém está precisando de mostrar reação de força compradora pois está perdendo contato com os 73k, o que não é nada bom para o curto prazo pois confirma domínio de mercado vendedor (é o que estamos vendo desde quando foi testado os 73k). Por fim o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou possível venda de controle do Panamericano. O grupo Silvio Santos entregou como garantia do empréstimo de 2,5 bilhões que realizou junto ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito) todo seu patrimônio empresarial, portanto é possível imaginar que a ações do Banco Panamericano sejam vendidas para viabilizar o pagamento desta dívida junto ao FGC.

3 comentários:

  1. FI,

    O que você recomendaria para quem tem ações do Panamericano?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É uma situação muito delicada pois o banco não tem bons fundamentos que justifique manter posição comprada para longo prazo (na minha opinião), além de estar em tendência de baixa desde o início do ano.
    Pra quem opera curto prazo pode dar trade tanto na compra, quanto na venda.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. A todos, recomendo leitura da matéria:

    As perguntas que continuam sem resposta no caso do Banco Panamericano
    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/as-perguntas-que-continuam-sem-resposta-no-caso-do-banco-panamericano

    Abraços

    ResponderExcluir