terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Vendas tomam conta das bolsas mundiais

As bolsas ao redor do mundo sofreram fortes perdas nesta terça-feira devido a temores de que a China aumentará a taxa de juro e de que a Irlanda possa precisar dos empréstimos financeiros da União Europeia. Os desdobramentos, principalmente das questões sobre a estabilidade financeira da Irlanda, provocaram um salto no dólar, que golpeou os preços das commodities. O movimento direcionou as ações para baixo, com companhias de recursos naturais liderando a performance negativa. Sobre a China a pressão inflacionária segue muito forte, o que pode obrigar o governo a subir sua taxa de juro. O problema é que hoje em dia o mercado é muito sensível aos movimentos da China e qualquer rumor que sinalize alguma medida por lá gera um abalo os mercados de ponta a ponta do globo, principalmente nos ativos relacionados à commoditites.

Na Europa, DAX (Alemanha) fechou com baixa de 1,9% e o FTSE (Inglaterra) fechou o dia com perdas de 2,4%. Nos Estados Unidos, Dow Jones recuou 1,59%, S&P500 perdeu 1,62% e Nasdaq caiu 1,75%. Fecharam em forte baixa também os índices Dow Jones US Banks, Dow Jones US Steel, Commodity Related Equity e o barril de petróleo tipo light. Resumindo a pancadaria foi geral, mas olhando pelo lado bom os índices entraram em sobrevenda e Dow Jones cumpriu o seu primeiro objetivo da queda na linha inferior de bollinger (mesmo ponto onde passa a média móvel simples de 50 períodos). Amanhã teremos uma amostra da força vendedora, se são ursos capa-preta ou ursinhos amadores pois teoricamente o índice deverá respirar amanhã. O ideal seria plotar um martelo, piercing de alta ou engolfo de alta. Se cair forte novamente abram os olhos porque são os capa-preta.


Ibovespa cedeu até a sua LTA (linha de tendência de alta) de médio prazo e região de suporte nos 68.5k aproximadamente (não tocou mas chegou perto e vale como teste). A queda foi muito forte e o índice entrou em sobrevenda, o lado bom é foi direto ao ponto ideal para uma reversão de tendência no curto prazo conforme destacado no gráfico. O lado negativo é que perdemos a média móvel simples de 50 períodos e se não segurarmos nesta região podemos visitar os 66k. Esta linha (mais precisamente em 65.8k) é de extrema importância para manutenção da tendência de alta no médio prazo, não pode ser perdida de forma alguma. O volume de 9,86 bilhões foi bastante alto (apesar das opções que giraram 2,04 bilhões) indicando que as vendas foram pesadas. Porém apareceu um bom ponto para reversão de tendência, justamente neste toque da LTA média, portanto temos uma boa região para o reaparecimento da força compradora amanhã. Se esta não aparecer, o sinal amarelo para as posições compradas será acionado.

2 comentários:

  1. FI,

    É impressionante como o mundo é interligado, totalmente globalizado.
    Outra coisa que me impressiona é como dinheiro não existe, é tudo psicológico, o sobe e desce é pura "achismo".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Verdade,

    O mercado de capitais hoje está totalmente interligado, as bolsas dificilmente andam sozinhas, daí a importância de se fazer uma "varredura" diária nos índices.

    O dinheiro ficou "virtual" demais. O sobe e desce é um movimento totalmente especulativo, veja que começaram a relizar lucros na semana passada e como os índices estavam puxados demais a pancada veio de uma vez. Se o investidor não ficar esperto perde 5% ou mais em questão de 1 ou 2 dias justamente porque a especulação está tomando conta do mercado atualmente.

    Abcs,

    ResponderExcluir