quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Parada pra respirar

As bolsas mundiais conseguiram "respirar" no pregão de hoje passando por um ajuste após as fortes quedas sofridas nos últimos dias. Parte das vendas abertas na semana passada parece que foram liquidadas hoje, mas o volume ficou abaixo da média portanto o alerta ainda continua nos mercados. Na Europa houve uma sinalização de que o governo irlandês vai fechar um acordo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional para um pacote de ajuda, estima-se que este valor chegue a uma merrequinha de 100 bilhões de euros. Pra quem estava negando necessidade de ajuda é um valor bem considerável não? Pode ser que a Irlanda esteja adiando este socorro por motivos políticos pois haverá eleição parlamentar no país este mês. Mas não tem pra onde correr, o país perdeu a confiança do mercado e o governo provavelmente aceitará receber esta ajuda, caso contrário seu sistema bancário entrará em ruínas.

Na agenda econômica norte-americana os dados não foram muito animadores. O índice de preços ao consumidor apresentou uma alta de 0,2% em setembro ante mesmo mês do ano anterior, a alta veio abaixo das expectativas do mercado. Lá os americanos estão lutando para conseguir ter inflação, aqui (e também na China) estamos lutando para controlar a alta da inflação. O índice Dow Jones fechou estável no pregão de hoje e se mantêm acima da linha inferior de bollinger e média móvel simples de 50 períodos atuando como suporte conforme destacado no gráfico. Porém a reação da força compradora não foi muito animadora, o volume ficou baixo para uma zona importante de reversão de tendência.


O principal índice da bolsa brasileira demonstrou uma certa reação no mercado, mas também não foi lá aquelas coisas, o volume foi baixo, não saiu candle de reversão e o índice não conseguiu superar a sua média móvel simples de 50 períodos. De qualquer forma a reação apareceu conforme comentado ontem devido ao cenário propício para o reaparecimento desta força compradora, o índice conseguiu se manter dentro do canal de alta iniciado nos 58k e sinaliza que deve continuar dentro deste canal. Ainda temos uma LTB curta que logo deve ser rompida devido à sua inclinação.

2 comentários:

  1. FI,

    Pelo menos a força vendedora, a princípio, parou? Quem queria fazer lucro já fez?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Correto.

    Quem entrou vendido na semana passada já deve/deveria estar realizando lucros pois o mercado encontrou um bom ponto de reversão para o reaparecimento das compras.

    Abcs,

    ResponderExcluir