segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Boato de que Meirelles estaria fora do BC não agrada investidores

O pregão desta segunda-feira foi bastante tenso em vários países com os "vilões da vez" novamente aparecendo na mídia (Irlanda e China). Porém os índices em geral fecharam levemente negativos perto da estabilidade. O mercado continua de mau humor com a situação da Irlanda e agora os investidores temem um possível contágio para outros países pertencentes a zona do euro. Além disso a Moody´s alertou que pode elevar o grau de risco dos títulos sobreanos irlandeses. Na ásia as notícias continuam pessimistas, focadas mais uma vez na China com a expectativa de elevação dos juros no curto prazo mesmo com as medidas adicionais de aumento no compulsório.

As notícias externas foram ruins mas nada muito sério a ponto de derrubar os mercados, tanto é que os índices fecharam levemente negativos, alguns até mesmo perto da estabilidade porém o ibovespa mais uma vez decepcionou. As especulações em torno da permanência ou não de Meirelles como presidente do BC aumentaram depois que Guido Mantega foi convidado, e aceitou, continuar à frente do Ministério da Fazenda. O mercado defende a permanência de Meirelles no cargo como contraponto ao ministro da Fazenda e a uma política fiscal menos rigorosa. O impacto foi visível na bolsa brasileira que fechou em queda de 1,8% enquanto observávamos intactos a recuperação do índice Dow Jones, S&P500, Commodities, etc. Com a queda de hoje o ibovespa voltou a perder a média móvel simples de 50 períodos após sofrer pressão vendedora na linha central de bollinger formando um topo descendente e acendendo a luz vermelha para a formação de um OCO no gráfico diário.


Na bolsa de Nova York a situação está bem mais interessante do que aqui. O índice Dow Jones conseguiu se recuperar da queda intraday após chegar perto da média móvel simples de 50 períodos mas foi barrado mais uma vez pela resistência dos 11.2k. Dow Jones pode estar formando topo descendente também, apesar de que a briga pelos 11.2k equivale a briga do ibovespa na região dos 72k (ambas são topo de zona de congestão). Porém o ibovespa está brigando é com os 70k, justamente porque o desempenho da bolsa brasileira no curto prazo está deixando a desejar.

2 comentários:

  1. FI,

    Também defendo a permanência do Meirelles e com mais autonomia como ele deseja.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jônatas,

    Eu ficaria com Meirelles no BC e tiraria o Mantega da Fazenda.

    Abcs,

    ResponderExcluir