segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Bolsas ao redor do mundo iniciam negociações em forte baixa, mas houve reversão

O mercado acionário global iniciou suas operações no vermelho refletindo as tensões geradas pela crise da dívida na Europa. Ontem saiu anúncio oficial do valor que será emprestado pelos membros da zona do euro à Irlanda, o pacotão será de 85 bilhões de euros. A União Européia vai bancar 45 bilhões, o FMI (Fundo Monetário Internacional) outros 22,5 bilhões e 17,5 bilhões serão pagos pelo sistema nacional de fundo de pensão do próprio país. O governo irlandês anunciou ainda que o prazo para redução do déficit de 32% para 3% do PIB foi estendido até 2015, e não 2014 como previsto. Muito bem, dinheiro garantido em caixa, bancos na Irlanda estão "salvos" então porque o mercado não gostou? Porque a crise se espalhou, e Portugal está indicando ser o próximo da lista. Um fato importante que venho destacando a algum tempo é a correlação do euro com as bolsas, ultimamente está muito visível este movimento, os investidores estão vendendo a moeda juntamente com as ações, porque? Provavelmente pela falta de confiança no mercado provocada pela crise na Europa.

Na bolsa de Nova York o dia foi de queda. Os índices chegaram a estar em um nível bem mais baixo durante o dia mas conforme o dólar reduzia seus ganhos os papéis dos setores de energia e financeiro subiam no final da sessão. Dow Jones recuou 0,36%, S&P500 caiu 0,14% e Nasdaq cedeu 0,37%. O problema que assombra Wall Street no momento é que países como Portugal e Espanha possuem grandes volumes de vencimentos e a não rolagem dessas dívidas tende a gerar mais tensão na Europa. Pelo gráfico podemos observar que Dow Jones respeitou sua média móvel simples de 50 períodos martelando em cima desta média após o toque na banda inferior de bollinger, ou seja, reversão de tendência que já se iniciou no intraday. Precisa de continuar subindo amanhã para confirmar movimento.


O dia na bolsa brasileira foi de alta volatilidade no pregão. O índice chegou a despencar quase 2% durante o dia mas o mercado virou a mão assim que ocorreu o toque na LTA de longo prazo que vem do fundo em 29k conforme podemos ver no gráfico abaixo de 15 minutos, deixando inclusive um candle de fundo:


Consequentemente o fechamento do gráfico diário foi deixado um possível candle de reversão, parecido com um martelo (não fosse o pavio superior). Mas é importante destacar que o mercado foi no limite buscar reversão de tendência, exatamente no ponto em que se passa a LTA longa mencionada no parágrafo anterior juntamente com a média móvel simples de 200 períodos do gráfico diário (linha vermelha do gráfico abaixo destacada com dois traços cinzas indicando ponto de reversão). A princípio o movimento é uma alta de repique que deve buscar um toque na LTB criada a partir dos 73k, mas provavelmente vai haver pressão vendedora na região dos 68k, portanto quem comprou no toque da LTA pra trade rápido não deve ficar dando bobeira e finalizar a operação por aí.

2 comentários:

  1. FI,

    Ótima análise....
    Tudo muito especulativo ainda. O bom é que essa semana é semana de compras, vou comprar barato, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jônatas,

    Ibovespa chamou compra no toque da LTA em ~ 67.2k. No curto prazo até o momento é repique de alta detro do canal de baixa do gráfico diário, portanto é uma operação contra tendência mas que pode dar bons lucros pois deixou muito papel com indicadores no chão. Quem quizer se arriscar mais basta colocar um stop e deixar o mercado decidir até onde vai. Teoricamente respeitou esta LTA que vem dos 29k, isso é bom para a tendência de médio e longo prazo.

    Abcs,

    ResponderExcluir