terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mercados Hoje

Alerta no fechamento do mês

Começando pelo nosso giro nas bolsas globais percebe-se que os investidores ainda estão desconfiados com a crise européia, foi mais um dia de baixa generalizada. Os investidores temem que Portugal e Espanha sigam o mesmo caminho dos gregos e irlandeses, e já estão especulando que até mesmo a Itália pode apresentar problemas semelhantes aos que foram encontrados na Grécia e Irlanda. A minha visão do momento é que o mercado suporta um nível de contágio até Portugal, mas se a crise atingir países do nível de Espanha e Itália a possibilidade de um novo crash vai aumentar bastante.

Nem mesmo indicadores positivos vindos dos Estados Unidos foram suficientes para mudar o humor do mercado. A atividade industrial na região de Chicago subiu para 62,5 pontos em novembro ante 60,6 em outubro, superando inclusive expectativas dos analistas. A confiança do consumidor medida pela Conference Bord também aumentou, passando dos 49,9 pontos do mês anterior para 54,1 em novembro. Notícia boa, mas o mercado cai, qual é a conclusão que se tira desta simples análise? Mercado vendedor. Abaixo segue gráfico do Dow Jones invalidando o martelo de ontem com perda da média móvel simples de 50 períodos. 10.9k é o suporte que está impedindo uma queda maior do índice, se for perdido Dow Jones vai buscar 10.7k.


O ibovespa não ficou por fora e também caiu com o cenário de aversão a risco. Conforme havia destacado ontem quem abriu posição comprada no toque da LTA em 67.2k pra trade rápido era pra ter liquidado hoje. Amanhã pode subir? Pode, pois ainda estamos acima da LTA de longo prazo e média móvel simples de 200 períodos, porém o risco x retorno não compensa, as probabilidades de cair são bem maiores justamente porque o repique está sendo muito rápido. A pancada nos 73k foi muito forte e o mercado não está demonstrando força para reverter a tendência de baixa.


Agora vamos para mais um agravante: volume financeiro do dia fechou acima dos 10 bilhões. Em dias normais é comum bater 5 ou 6 bilhões. É quase o dobro de um dia normal. Aprofundando mais a análise percebe-se que esse volume esmagador ocorreu na última hora do pregão, com um candle de baixa expressivo. Reparem agora como o mercado deu uma subidinha antes de aparecerem as vendas pesadas, chamando compradores ao mercado (devido ao noticiário positivo). Podemos obter então duas conclusões: ou os "ursos capa-preta" estão realmente abrindo venda nos ativos do ibovespa ou os peixes-grandes do mercado estão pulando fora (gestores de fundos adoram fechar posição no último dia do mês), pois investidor pessoa física não consegue fazer um estrago de tamanha magnitude.

Fechamento do mês:

Apesar de estar posicionado acima da LTA e média móvel simples de 20 períodos o ibovespa marcou topo duplo no gráfico mensal. Vou transcrever um trecho da minha análise de fechamento do mês passado:

"Agora o investidor deve ficar atento quanto a linha vermelha traçada no topo (exatamente a região dos 72k) pois o índice pode estar projetando um topo duplo mensal, o que não seria nada bom para as posições compradas." 

O alerta para compra feito pelo Finanças Inteligentes nos 60k do ibovespa está definitivamente encerrado para quem ainda se arriscou a segurar este mês. Abrir novamente um position-trade na compra somente em 2011 (se aparecer entrada), na minha atual visão do mercado. Lembrando que position-trade é diferente de buy & hold. Vale a pena ressaltar que sempre vai existir a possibilidade de subir, mas no momento as probabilidades são remotas. No curto e curtíssimo prazo as altas irão aparecer, mas no momento recomendo operar comprado somente para operações em day-trade e/ou swing-trade.

2 comentários:

  1. FI,

    Mais uma ótima análise, parabéns!
    Como sou buy and hold, vou as compras mensais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,

    Não estou muito confiante com a Europa, se a crise chegar a Espanha e Itália a UE vai ficar na corda bamba. Vamos torcer para que esses países consigam rolar suas dívidas normalmente

    Compras mensais é uma boa estratégia.

    Abcs,

    ResponderExcluir