sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Estudo do Renko no Índice de Volatilidade

Antes de começar a análise gostaria de tentar explicar bem resumidamente e da forma mais simples possível o que é o Renko e o que eu consegui observar de tão importante neste estudo. Sei que o título deste artigo parece ser assunto de outro mundo, mas de complexo mesmo não existe nada, a análise é mais simples do que 1+1 = 2, o problema é que no mercado 1+1 pode ser igual a 3. Hehe... estou mentindo?

Vamos lá, acredito eu que ninguém nunca ouviu falar deste nome estranho, Renko? Quem é? O que isso significa? Renko é uma técnica japonesa de análise gráfica para acompanhamento de tendência. Blocos brancos (ou verdes) sinalizam tendência de alta e blocos vermelhos sinalizam tendência de queda. Um gráfico Renko elimina praticamente todos os ruídos do mercado e dificilmente emite alarmes falsos para mudança de tendência. Para entender melhor vamos ver o gráfico abaixo:


Reparem que o sobe e desce do mercado foi eliminado, a tendência está muito clara a partir da posição dos blocos e basicamente a reversão de tendência é confirmada quando aparece um novo bloco na direção oposta.

Acontece que o Renko neste gráfico está representado pelo VIX (Índice de Volatilidade). Pra quem não conhece o VIX é mais conhecido como "índice do medo", quando o VIX sobe significa que a volatilidade do mercado está alta, isto é, os investidores estão apreensivos e o mercado cai. Foi o que aconteceu em 2008 (início da crise do subprime americano), o índice de volatilidade disparou refletindo o stress do mercado e as bolsas despencaram em forma de crash. Quando a crise se encerrou no final de 2008 o VIX caiu, demonstrando que a volatilidade do mercado estava baixa e os investidores ficaram mais confiantes para operar na bolsa. Reparem que o Renko não permitiu que o investidor ficasse comprado na crise e vendido na recuperação dos mercados.

Reparem também que a última crise (na Europa) foi precificada pelo Renko dando sinal de reversão de tendência pelo VIX em fevereiro de 2010, e a recuperação dos mercados em agosto de 2010 com o mesmo sinal de reversão de tendência pelos blocos.

Agora chega de falar do passado, analisar o lado esquerdo do gráfico é muito fácil pois o movimento já aconteceu. Projetar o lado direito do gráfico são outros 500. E eu não vou prever nenhum movimento, pois análise técnica não é bola de cristal, é projeção & probabilidade, portanto deixe-me explicar aonde quero chegar com essa análise.

Está vendo a linha azul traçada no fundo deste gráfico? Esta é uma linha de suporte histórica do VIX. Significa que o mercado está em baixa volatilidade, em movimento de queda demonstrado pelo Renko. Mas observem estamos no mesmo nível de volatilidade quando se inicou a crise do subprime nos Estados Unidos. Ou seja, a volatilidade do mercado está muito baixa, como se estivesse prestes a estourar outra crise.

Nada impede que a volatilidade continue caindo e as bolsas continuem subindo, mesmo porque o Renko ainda não deixou um bloco de reversão de tendência. Mas a história nos conta que o mercado sempre altera entre baixa e alta volatilidade e a probabilidade desta volatilidade voltar a subir é muito maior.

Lembrando que o VIX reflete a volatilidade dos mercados como um todo, a nível global. O MACD acima do gráfico e o estocástico lento abaixo servem apenas para confirmar a tendência do Renko.

Quero ressaltar também que não existem estudos sobre interpretação de gráfico Renko, ou se existem eu desconheço. Toda esta análise está baseada na minha interpretação de gráfico e observação do movimento, não tenho livros e/ou estudos registrados que comprovem minha teoria pois foi feito a partir de minhas próprias conclusões.

8 comentários:

  1. Muuuito interessante!

    E no caso do Brasil como fica?
    Parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se percebeu mas as bolsas em geral estão subindo no munco inteiro exceto no Brasil, Índia e China, portanto não aproveitamos esta recente onda de alta nos mercados. O que complica um pouco mais a situação pois a queda nos mercados (mesmo que corretiva) parece ser iminente aumentando o nível de volatilidade nas bolsas. Veja quando digo queda iminente não significa que vai acontecer já no próximo pregão, é apenas para deixar o investidor preparado para mudança de cenário e ter uma estratégia já montada para tal.

    A pergunta que fica é: O Ibovespa vai continuar na contra-mão dos mercados? Pois até o momento lá sobe, aqui cai. Mas cair com Dow Jones subindo é uma coisa, subir com Dow Jones caindo é outra totalmente diferente é mais difícil ainda, mas não impossível. O problema é que o Iboevspa continua em tendência de baixa, a virada de mão nos 67.2k é apenas um repique contra a tendência de queda por enquanto.

    Outro ponto interessante é que me parece que os investidores extrangeiros estão fazendo hedge no índice futuro e saindo da bolsa sem ninguém perceber.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito interessante sua análise da volatilidade através do estudo Renko. Sou trader e opero o Mini Índice tenho percebido que na média a volatilidade tem decaído bastante. Em 2008, não era raro a diferença entre a máxima e a mínima ser acima de 1.500 pontos, agora em 2010 isso foi bem raro (mas em alguns poucos dias aconteceu).
    Se tiver interesse tenho um blog onde coloco as operações que realizei ao longo do dia, segue endereço:
    http://cztradingsystem.blogspot.com
    Sucesso e bons trades!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo: 67.2k ... Desculpem a minha ignorancia.. mas oq venha a ser "k" ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. CZ Trading System,

    É um dos primeiros estudos que divulgo sobre o Renko, venho observando nos gráficos como funciona essa técnica japonesa de candles e saiu uma análise bem interessante mesmo. Realmente a volatilidade do mercado caiu muito, o estudo esta aí pra comprovar. Operar mini índice são pra poucos, tem que ter bastante disciplina. Olhei suas operações no blog, não está nada mau, parabéns!

    Abcs e bons negócios

    ResponderExcluir
  6. k = 1000
    Logo, 67.2k = 67.200

    Não é ignorância, eu também não sabia o que era esse tal de "k" quando entrei pro mercado. Sempre que tiver dúvida pode perguntar, estamos aqui pra isso.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Tentei aplicar o gráfico Range Bar, que é da "família" do Renko e que também tenta reduzir o ruído dos gráficos, em estudos no intraday do Indice Futuro. Não consegui chegar a nenhuma conclusão prática e que gerasse uma estratégia operacional interessante. Os gaps do do começo do dia distorcem o gráfico e fica dificil. Esses tipos de gráfico são ótimos para analisar, mas não são bons para operar.
    Abs

    ResponderExcluir
  8. CZ, aí é que está.

    Eu nunca aprofundei os estudos dessa técnica no intraday, sempre analisei mais para visão de longo prazo que tem se mostrado bem eficiente.

    Já para períodos curtos, ainda mais intraday de índice futuro penso que é melhor utilizar a AT clássica mesmo

    Abcs,

    ResponderExcluir