sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fechamento da Semana

BC vai retirar 61 bilhões da economia

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira medidas para enxugar a liquidez da economia evitando assim o surgimento de bolhas no mercado. Entre as medidas anunciadas, a taxa de compulsório sobre depósitos a prazo vai aumentar de 15% para 20% ou seja, os bancos terão que remeter 20% das captações ao Banco Central sobrando assim menos capital para ser emprestado aos clientes aumentando a taxa de juro das linhas de crédito (principalmente cheque especial e cartão de crédito). Com essa mudança 61 bilhões deixarão de circular na economia, portanto ficou mais caro para as instituições financeiras oferecer crédito de longo prazo ao mercado. Essa medida poderá aliviar a pressão para o aumento na taxa selic na próxima reunião do BC, ficando para início do ano que vem um provável aumento na selic.

O alvoroço pela manhã foi grande pois a medida pegou muita gente de surpresa, porém o ibovespa não oscilou tanto, a medida é necessária pois a inflação (apesar de estar dentro da meta) segue em rítimo acelerado de alta, é função do BC frear esse aquecimento. Mesmo assim o índice bovespa se manteve abaixo do patamar psicológico dos 70k, é de extrema importância que este patamar seja rompido na próxima semana para tentar reverter a tendência de baixa no gráfico semanal. O fechamento do candle deixou um pouco de esperança para a semana que vem pois a LTA (linha de tendência de alta) foi testada e respeitada com fechamento em candle de alta acima da linha central de bollinger. Ao que tudo indica as quedas pelo gráfico semanal se encerraram, não fosse a situação na Europa estaria mais fácil abrir posições compradas para o "rally de natal", alguns papéis estão dando compra, inclusive blue chips mas o trade tem que ser curto devido a situação delicada do momento, a qualquer instante pode sair a notícia de que Portugal precisará ser socorrido.


Por falar em Portugal, as especulações em torno da situação financeira do país estão aumentando cada vez mais. Já estão pipocando notícias de que o país precisaria de um pacote de socorro em torno de 60 bilhões, mas por enquanto este valor é totalmente superficial, são apenas especulações. Na Espanha, o governo anuniou um mini-pacote anticrise que incluem medidas como diminuição de impostos para as pequenas e médias empresas, o aumento da fiscalização sobre o tabaco e a privatização parcial da gestão dos aeroportos e loterias. Esta última quase paralisou o tráfego aéreo da Espanha nesta sexta-feira. A principal bolsa da Europa (DAX - Alemanha) fechou plotando novamente um enforcado no gráfico semanal, é o segundo candle de topo seguido com indicadores em níveis extremamente altos de sobrecompra. Realização de lucros é iminente.

English version: Germany overbouht, imminent downtred

No mercado asiático podemos perceber um nítido canal de baixa no Shangai Stock Exchange pelo gráfico semanal. Houve um falso rompimento deste canal e o índice retornou para dentro em uma forte movimento de baixa e só foi achar apoio na média móvel simples de 50 períodos juntamente com a linha central de bollinger e LTA curta. É uma boa região para voltar a subir o problema é que deve continuar dentro do canal de baixa de medio prazo.

English version: low channel for Shangai Stock Exchange

Finalizando com o mercado norte-americano onde foi divulgado o payroll que decepcionou as estimativas do mercado. Os setores público e privado criaram 39 mil postos de trabalho, enquanto era esperado um aumento de 145 mil postos, com isso a taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu para 9,8% em novembro (acima do estimado pelo mercado). Porém as bolsas não despencaram, muito pelo contrário mantiveram uma certa alta, demonstrando que os investidores estão mais focados no rompimento da importante região dos 11.2k, Dow Jones está saindo da zona de congestão, com um pullback perfeito sob a média móvel simples de 200 períodos do gráfico semanal, alvo de curto prazo nos 11.4k 

English version: Dow Jones outside the congestion zone, perfect pullback under simple moving average 200 weekly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário