sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fechamento da Semana

Semana fecha de olho no vencimento dos contratos de opções na próxima segunda-feira

O pregão de fechamento desta semana foi marcado pela alta volatilidade na Bovespa, um dia antes do vencimento dos contratos de opões o índice abriu forte na venda com alguns baby bears tentando estourar a região dos 67.2k no qual falávamos nos posts anteriores. Exatamente neste ponto o Ibovespa virou a mão recuperando rapidamente os 67.2k (média móvel simples de 200 períodos) e passando a operar acima deste patamar durante o resto do dia. Mais um movimento de repique, quem entrou comprado deve ajustar os stop pois segunda-feira o couro vai comer na Bovespa, último exercício de opções do ano, a volatilidade deve ser alta.


Olhando pelo gráfico semanal logo acima podemos perceber que o Ibovespa conseguiu se manter acima da LTA (linha de tendência de alta) que vem sustentando o índice desde o fundo em 29k, porém fechou abaixo da linha central de bollinger. Mas o movimento não foi tão ruim assim pois não foi plotado um candle expressivo que indicaria força de movimento pra romper esta linha central, pelo contrário o candle foi de indecisão respeitando a média móvel simples de 50 períodos. Repique de curto prazo segue valendo mas contra a tendência de baixa inciada nos 73k.

Na China podemos reparar que a bolsa de Shangai permanece dentro de seu canal de baixa porém achou o ponto de repique na linha central de bollinger e LTA (linha de tendência de alta) conforme sinalizamos na semana passada. Para semana que vem o índice tentará romper este canal de baixa apoiado pelo estocástico lento que está virando a mão para compra.


Na Europa a agência de classificação de riscos Moody's rebaixou a nota de crédito da Irlanda em cinco degraus! Passando de Aa2 para Baa1, com perspectiva negativa. A agência justificou sua decisão pela incerteza crescente das perspectivas econômicas do país e também pela perda da "fortaleza financeira" do Governo de Dublin. Essa notícia ofuscou a informação de que a cúpula da União Europeia aceitou criar um fundo de resgate permanente para ajudar países da região em dificuldades a partir de 2013. Vejam bem é a partir de 2013! Será que até lá a Grécia vai aguentar?

Analisando o índice da principal bolsa da Europa (DAX - Alemanha) podemos reparar que o índice cumpriu exatamente com o objetivo do seu triângulo ascendente rompido na região dos 7.000 pontos e começou a ceder porém sem deixar um candle expressivo de topo, de qualquer forma está muito arriscado para os investidores comprarem na Alemanha, a queda é iminente e o sinal já foi emitido.


Nos Estados Unidos os investidores estão aproveitando para empurrar a bolsa pra cima enquanto podem. Tanto Dow Jones quanto S&P500 estão dando boas oportunidades de compras, os índices estão subindo e renovando novas máximas a cada semana, mas o rítimo da alta denuncia uma certa exaustão do mercado, candles pequenos e sem muita oscilação. O índice Dow Jones fechou perto da máxima e acima do último topo em 11.455 pontos (que passou a ser uma linha de suporte) em tendência de alta mas emitiu um sinal de alerta ao apresentar divergência de baixa pelo Índice de Força Relativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário