quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Está gostando do desempenho do Ibovespa? Não? Eis a explicação

Primeiramente vamos dar um pequeno giro pelos principais índices que influenciam (ou influenciaram) o Ibovespa no passado recente. Dow Jones - mais conhecido como a nossa matriz - testou e rompeu sua resistência da zona de congestão que já durava mais de um ano (mesma região da forte resistência fibo em 11.255 pontos). S&P500 rompeu o topo de sua zona de congestão nos badalados 1200 pontos (forte resistência e divisor de águas no curto prazo). Commodity Related Equity, índice que mede o mercado de commodities, quer um mercado mais focado em commodities do que o nosso? Pois é, o índice de commodities já rompeu a resistência de sua zona de congestão e também passou pelo topo histórico do ano com uma bela configuração altista de topos e fundos ascendentes. Poderia citar outros tantos índices, menos a cotação do euro x dólar. Este é o nosso "vilão", é o que está influenciando os movimentos da bolsa brasileira. Para ficar mais fácil o entendimento vamos visualizar o gráfico abaixo:


A linha azul é mostra o desempenho do Ibovespa e a linha vermelha é a oscilação do euro x dólar. Está bem nítido, o euro influencia o desempenho do Ibovespa. Porque? Explicações é o que não faltam, aliás o mercado tem explicação pra tudo, o mercado europeu é um garnde comprador de produtos brasileiros, principalmente de commodities. Não é atoa que o preço das commodities estão sofrendo bastante influência do euro, pois quando o euro cai, o dólar sobe e o dólar é contra commodities, portanto dólar alto as commodities vão pra baixo puxadas pelo euro. Com as medidas de austeridade fiscal em toda a Europa é de se esperar um menor crescimento na economia, consumindo menos e logicamente comprando menos commodities brasileiras. A Europa precisa de vender pra fora e não comprar de fora.

Voltando para o pregão de hoje, em Wall Street o dia foi de alta generalizada. Dow Jones e S&P500 confirmando rompimento da zona de congestão citadas no primeiro parágrafo em um movimento de forte altas nos últimos dois dias. Dow Jones tem caminho livre para testar o último topo em 11.495 pontos e o S&P500 já está testando seu último topo em 1.225 pontos.


Na bolsa brasileira mais um dia de alta vergonhosa no índice. A LTB (linha de tendência de baixa) que vem desde os 73k foi rompida mas o candle de rompimento foi uma estrela cadente, isto é, candle de baixa porém com pouca importância pois não foi deixado em uma zona de topo nos gráficos. Mesmo assim o índice encontra-se abaixo da média móvel simples de 50 períodos e linha central de bollinger, se não romper os 70k logo (patamar psicológico) não vai conseguir engatar uma alta mais consistente e poderá voltar a cair atraindo operações vendedoras com o cruzamento bear dessas médias. Resumindo, enquanto o euro x dólar não furar os 1,33 e o canal de baixa vamos ficar assistindo de camarote a alta das principais bolsas mundiais.

5 comentários:

  1. FI,

    A subida foi boa, vamos ver se sustenta.
    Vou esperar ver o que acontece para ir as compras do mês.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Como o ibovespa está "atrasado" em relação aos demais índices pode ser que quando se engatar uma alta com a ajuda do euro alguns papéis registrem bons upsides, provavelmente nas siderúrgicas e alguns bancos além da petro. Algumas small caps deram venda, mas a maioria segue em tendência de alta. Porém se for acontecer um bom upside no ibovespa este deverá ser puxado por essas blue chips que citei logo acima.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. As such, this article aims to discuss some
    of the most critical best practices for keeping your long hair beautiful.

    As efficient as these natural recipes and
    healthy diets may be, you still need to protect your tresses on the outside, that is, to apply
    treatments and masks. In fact, your shampoo will help to invigorate the scalp and
    give you shiny, healthy hair.

    Visit my web blog cuidados del pelo

    ResponderExcluir