segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Segunda-feira morna

Os mercados no mundo inteiro começaram a semana sem muitas oscilações fechando praticamente estáveis em meio a baixa liquidez e ausência de indicadores relevantes. A única notícia que se destacou foi a entrevista de Bernanke (presidente do Federal Reserve - Banco Central norte-americano) no qual sinalizou que poderá ampliar a recompra de títulos públicos norte-americanos, além dos atuais US$ 600 bilhões anunciados pelo governo em novembro (a máquina de imprimir dinheiro está trabalhando noite e dia nos Estados Unidos).

Na Europa os ministros de Finanças da euro zona discutem em Bruxelas a adoção de novas medidas para reduzir a pressão dos mercados de dívidas sobre a região, está sendo cogitado um possível aumento do fundo de resgate de 750 bilhões de euros (porém com forte resistência da Alemanha) aprovado no primeiro semestre deste ano para evitar o contágio da crise da dívida grega. Por lá a máquina de imprimir dinheiro também está trabalhando como nunca, a diferença é que a crise da dívida grega se espalhou nitidamente.

Em Nova York a ausência de indicadores resultou em um pregão morno nesta segunda-feira sem muitas oscilações e baixo número de negócios. Dow Jones praticamente não oscilou, fechou em leve baixa de 0,17%, Nasdaq subiu 0,13% e o S&P500 perdeu 0,13%. O pregão de hoje não trouxe alterações no cenário de curtíssimo prazo que permanece o mesmo, alta com objetivo nos 11.450 pontos.


O ibovespa seguiu o rítimo das bolsas ao redor do mundo e fechou com leve baixa de 0,31% sem alterar o seu cenário de curtíssimo prazo. O índice permanece abaixo do patamar psicológico dos 70.000 pontos espremido entre LTA que vem da pernada de alta em 58k e linha central de bollinger que fez um corte bear na média móvel simples de 50 períodos. É indispensável que o índice passe por esta barreira (linha central de bollinger - 70k) o mais rápido possível para manter viva a perna de alta iniciada no toque da média móvel simples de 200 períodos em 67.1k, caso contrário será um convite ao aparecimento de operações vendedoras.

2 comentários:

  1. FI,

    Estou tentando comprar SMAL11, mas sem sucesso.
    Quero pagar 69,50....... ainda sem sucesso.
    Devo deixar de ser pão-duro e pagar um pouco mais? rsss.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jônatas,

    O índice small caps parou de subir. Estava vindo de uma tendência forte de alta e agora lateralizou. Pode continuar subindo (o que é mais provável, ou pode voltar a ceder), mas por enquanto no curto prazo o small11 deve andar de lado, num desses sobe e desce você pode conseguir pegar no preço que deseja.

    Lembrando que em caso de queda as small caps devem cair forte também e algumas ações poucas ações já estão dando venda o que deve pesar no índice.

    Abcs,

    ResponderExcluir