quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Vendas predominam na Bovespa, selic fecha o ano em 10,75%

Em dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) a bolsa brasileira descola dos demais mercados mundiais e fecha o dia com uma queda de 1,68% aos 68.174 pontos. O Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 10,75% ao ano pela terceira vez consecutiva. Esta foi a oitava e última reunião do ano (e também do Henrique Meirelles) para definir a taxa básica de juros. Esta notícia já era esperada pelo mercado, o BC adotou outras medidas para não precisar de mexer na selic este ano tais como o aumento do depósito compulsório. Mas então porque a bolsa caiu?

Vendas. O mercado é vendedor, o sinal de curtíssimo prazo foi dado ontem após a refugada no rompimento dos 70.000 pontos do ibovespa, soma-se ainda a outro sinal de prazo maior que foi dado no topo dos 73.000 pontos mantidos até hoje. O descolamento do Ibovespa com os demais índices mundiais está bastante nítido e isso não é nada bom, se a bolsa deixar de ter um padrão de influência a seguir passa a ficar arriscado demais operar no mercado a curto prazo. Está certo que essa correlação com o euro está pesando no índice, mas mesmo assim tem algo a mais por traz dessas quedas no índice. Estou suspeitando que os investidores extrangeiros estão começando a sair da Bovespa, na BM&F o fluxo é decrescente já ha algumas semanas.


Conforme podemos observar no gráfico o índice estourou o suporte em 68.8k plotando um candle de baixa expressivo indicando que deveremos testar novamente a média móvel simples de 200 períodos em 67.1k.

Nos Estados Unidos e no resto do mundo os índices operavam perto da estabilidade, os investidores ainda estão cautelosos com a alta dos yields sobre os treasuries verificada ontem e as bolsas oscilaram pouco no pregão de hoje. Dow Jones ficou estacionado na região dos 11.370 pontos com probabilidades de retestar o suporte em 11.2k

2 comentários:

  1. Olá FI,

    Olha, eu nao esperava uma baixa tão expressiva hoje. Pelo jeito terminaremos o ano nesta valsa, dois pontos para lá, outros dois para cá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Pois é, estourou o suporte em 68.8k muito rápido, sinal de mercado vendedor. Muitos baby bears aprendendo a operar vendido, deram uma bela reversão nas compras com a refugada nos 70k deixando um candle de topo ontem.

    Mas assim como na compra os lucros nas vendas devem ser embolsados o quanto antes, ibovespa está perdendo o rumo, não estamos seguindo nem o índice de commodities. O fluxo dos investimentos extrangeiros na BM&F também não está nada bom...

    Abcs,

    ResponderExcluir