segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

China adia alta dos juros e detona reação em cadeia

A decisão do governo chinês de manter a taxa de juros inalterada neste final de semana (mesmo com a inflação elevada) agradou investidores que voltaram com apetite ao risco nos mercados desta segunda-feira. Na última sexta, o Banco Central da China decidiu elevar em 0,5 ponto percentual a taxa do depósito compulsório dos bancos, com objetivo de frear o avanço da inflação. Já é a sexta elevação da taxa dos compulsórios neste ano. Mesmo assim as autoridades chinesas demonstraram certa preocupação para se evitar a formação de bolhas no mercado e novas medidas podem ser anunciadas, provavelmente um aumento na taxa de juro para início do ano que vem.

Sem aumento de juro na China a especulação a favor das commodities aumentam e carrega o euro junto pois a decisão anima os países do bloco europeu (que dependem da China para vender) e acabam forçando uma baixa do dólar (pois ultimamente o movimento do dólar está contra o euro e commodities). A bolsa brasileira também é afetada por esta decisão, o peso do nosso índice é basicamente formado por empresas vinculadas ao mercado de commoditites que necessitam do crescimento chinês. Sem corte de juro na China (por enquanto) significa que não devemos ter retração econômica (mas só neste ano, já para o ano que vem...)

Portanto o ibovespa subiu mais uma vez mantendo o seu repique iniciado na região dos 67.5k quando foi testada e respeitada a LTA (linha de tendência de alta) de longo prazo que vem dos fundo em 29k. Foi importante recuperar o suporte dos 68.8k e fechar perto da máxima para chamar mais força compradora e atacar a linha central de bollinger no pregão de amanhã que provavelmente deverá ser rompida. Este repique pode dar em uma pernada de alta, portanto o mais recomendado é ir subindo os stops e não liquidar as posições compradas conforme avisado na análise de quinta-feira. Blue chips (principalmente siderúrgicas) seguem na preferência do mercado para se tirar um maior proveito do movimento do índice.


Dow Jones subiu mas não fechou bem, pois tentou furar a resistência em 11.455 pontos e não conseguiu. Bateu, sentiu pressão de venda e voltou pra dentro e deve trabalhar dentro dessa faixa entre 11.455 e 11.255 pontos. O candle de fechamento foi uma estrela cadente que indica topo, porém não gera muita preocupação pois o índice tem espaço para realização de lucros sem comprometer o rompimento da última retração fibo de todas as perdas com a crise do subprime em 11.255 pontos (que passa pela mesma região da linha central de bollinger). Quanto mais tempo ficar acima desta linha, melhor.

4 comentários:

  1. FI,

    Vamos ver se agora engrena a coisa....

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Acima da LTA que vem do fundo em 29k e média móvel simples 200 o índice ainda respira mesmo com a tendência de queda iniciada nos 73k. Mas este repique está bem interessante..

    Abcs,

    ResponderExcluir