terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

FED mantém juro zero e não vai mexer no programa de compra de títulos

Hoje foi dia de reunião do FOMC ( Comitê Federal de Mercado Aberto, o COPOM americano ) no qual foi definida a manutenção da taxa de juro entre zero e 0,25%. O FED reconheceu que a economia jabuti dos Estados Unidos continua com inflação baixa e desemprego alto. Não entendeu o porque do Jabuti? Bom, jabutí é um apelido carinhoso para a economia norte-americana que continua a passos de tartaruga,  a recuperação econômica segue muito lenta mesmo com o programa de compra de títulos do governo norte-americano e este programa não será alterado pelo menos por enquanto. Portanto segue o cronograma de se injetar US$ 75 bilhões por mês na economia, totalizando os US$ 600 bilhões até o segundo trimestre de 2011.

Dow Jones iniciou o rompimento de seu último topo ascendente em 11.455 pontos, invalidando o candle de ontem e mostrando que existe espaço para mais altas, na verdade o índice está sendo "carregado" nos últimos dias pois o volume está baixo e decrescente, portanto merece atenção para possíveis realizações de lucros a seguir. De qualquer forma se o índice conseguir se mater acima deste patamar de 11.455 pontos amanhã confirmará pivot de alta.


Já no Brasil, o Ibovespa derrapou mais uma vez. Muitos investidores que compraram siderúrgicas nos últimos dias (mais precisamente no toque da LTA longa em 67.5k) resolveram embolsar os lucros e este movimento pesou no índice. Não vamos tirar a razão desses investidores, pois o Dow Jones US Steel (índice base para siderurgia) subiu demais nos últimos dias/semanas e ficou muito puxado, propício para realização de lucros conforme podemos verificar abaixo:


Porém esse movimento é de curto prazo, a tendência está bem configurada para o setor e deve se manter no médio prazo. No geral, o Ibovespa não conseguiu passar pela linha central de bollinger e fechou em cima do suporte em 68.8k (na verdade fechou em 68.742, levemente abaixo). O índice precisa de furar esta linha o quanto antes, caso contrário vai chamar novas vendas pois será o terceiro topo descendente em cima da média móvel simples de 20 períodos.

2 comentários:

  1. FI,

    A valsa continua, dois dias sobe, dois desce.
    O momento está bem propício para entrada, tem papeis com preços bem interessantes. Uma pena que o pessoal escolha momentos de alta para começar a investir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Exato Jônatas.

    Tem que ter estômago pra comprar quando os preços estão baratos no curto prazo, no caso recente o teste da LTA longa deu uma oportunidade de compra boa pra swing-trade.

    Abcs,

    ResponderExcluir