quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Desconectada de Wall Street, Bovespa está na corda bamba

Nem com os dados positivos da economia norte-americana e nem a reunião dos líderes da União Européia em Bruxelas conseguiram animar o índice bovespa no pregão desta quinta-feira, demonstrando mais uma vez que a tomada continua desplugada com Nova York. Conforme havia comentado nas últimas análises o Ibovespa testou exatamente a região dos 67.2k, ok missão cumprida, as vendas abertas na linha central de bollinger (em 69k) atingiram o alvo de curto prazo. E agora? Bom, o teste foi decepcionante pois ao tocar essa região a reação da força compradora foi muito fraca, conseguimos fechar apenas em 67.3k sendo que alí não é lugar pra se abrir venda, pelo contrário é ponto de compra, mas como disse as compras foram fracas. E o que isso significa? O investidor não está muito confiante em comprar nesse momento e o pior, tem uma quantidade considerável de papéis caindo mais de 5% este mês, principalmente as ações de segunda e terceira linha que viraram alvo de vendas pesadas, vejam por exemplo o que aconteceu com a MRVE3, não é um fato isolado pois o índice das small caps parou de subir e formou um OCO (figura de topo) e está no limite para não detonar essa figura de baixa expressiva. Segue abaixo o gráfico do Ibovespa:


Conforme podemos perceber o índice chegou no limite da correção, se perder os 67.2k detona mais um pivot de baixa e abre novas oportunidades de vendas passando a trabalhar abaixo da média móvel simples de 200 períodos mantendo a tendência de baixa.

No cenário internacional a Moody's resolveu disparar a sua metralhadora na Europa, a agência de classificação de risco que ontem anunciou revisão para possível rebaixamento da nota da Espanha, hoje a mesma agência afirmou que colocou o rating da Grécia em revisão para possível rebaixamento. A última alteração do rating grego ocorreu em 14 de junho deste ano, quando a nota caiu quatro níveis para fora da escala de investimento da agência, ou seja a nota da dívida grega está classificada como "podre" e pode virar um "lixo" com mais um rebaixamento. Mesmo assim os mercados na Europa fecharam perto da estabilidade com a notícia de que o BCE, no comando de uma reunião de política monetária entre BCs dos 16 países da zona do euro, disse que vai quase dobrar seu capital, para 10,76 bilhões de euros, a fim de fazer frente ao maior risco de crédito e à volatilidade no mercado. Entende-se que a União Européia fará o que for necessário para garantir a estabilidade da zona do euro.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta com o número de pedidos de  auxílio-desemprego que caiu em 3 mil para 420 mil na semana, um pouco melhor do que as estimativas de 425 mil novos pedidos de auxílio. Com isso o índice conseguiu se manter acima do suporte em 11.455 pontos mas não consegue engatar uma alta forte para se livrar desta região, pode dar espaço entrar em correção.

2 comentários:

  1. FI,

    Já desisti de entender o movimento da Bovespa. Espero 2011 somente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    É difícil de entender o mercado, envolve psicologia, técnica, economia, preços, valuation, feeling etc. E mesmo com tudo isso o mercado muda de humor muito rapidamente, não é fácil operar em bolsa pra curto e médio prazos.

    Ultimamente qualquer trade comprado com 2 ou 3% de lucro tem que mandar pro bolso. Hoje surgiu mais uma oportunidade de se comprar nos 67.2k, vamos ver até onde vai esse repique pois o mercado já deu sinal de que pode cair mais quando o fundo em 67.2k foi perdido no intraday.

    Abcs,

    ResponderExcluir