segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Ibovespa busca 67.2k mais uma vez, mas agora complicou

O investidor estrangeiro deu as caras no dia de vencimento dos contratos de opções, o saldo final (somando compras e subtraindo as vendas) ficou vendedor em quase meio bilhão. É sem dúvida um movimento de forte saída do mercado à vista. Se as vendas continuarem amanhã a situação vai complicar e muito pois confirma virada de mão no movimento dos investidores estrangeiros, haja vista que estes mesmos investidores estavam fazendo hedge no índice futuro (vendendo índice e comprando à vista). O giro financeiro do pregão foi alto mesmo com a proximidade do feriado de natal, volume de 10,6 bilhões de reais, incluindo os 2,99 bilhões de reais do exercício de opções.

Diante deste cenário o Ibovespa foi buscar mais uma vez a região dos 67.2k no qual foi constantemente destacada em nossas análises mostrando oportunidades de compra para day-trade e swing-trade, mas desta vez é diferente, não abriu oportunidade de compra pois o risco ficou alto demais. O índice fechou na mínima do dia com investidor estrangeiro liquidando posições compradas no mercado à vista e aumentando número de contratos de venda sobre o índice futuro. Nada impede que amanhã volte a subir em um repique, pois estamos em sobrevenda e esta média móvel simples de 200 períodos tem se mostrado uma boa linha de suporte, mas como disse o risco é alto e o cenário não está nada bom.


Na Europa a Moody´s não para nem um dia para recarregar sua metralhadora, a agência de classificação de risco colocou em revisão para possível rebaixamento o rating de 30 (isso mesmo, trinta!) bancos espanhóis, bem como suas emissões de dívida com garantia do governo. Além disso, a agência decidiu cortar as notas de vários bancos irlandeses (como havia dito o sistema bancário da Irlanda estava a ponto de ruir se não recebesse ajuda).

Nos Estados Unidos o índice de atividade industrial do Federal Reserve (FED - Banco Central norte-americano) de Chicago caiu de -0,25 em outubro (dado revisado) para -0,46 em novembro, mas o mercado em Wall Street já está em rítimo de natal, o volume foi fraco mais uma vez e deverá continuar neste rítimo. Dow Jones praticamente não oscilou, se mantendo perigosamente acima da região de suporte em 11.455 pontos, continua dando a impressão de que estão arrastando e segurando o índice enquanto podem. o OBV demonstrado na parte de baixo do gráfico confirma esta tese, em um movimento de distribuição.

4 comentários:

  1. FI,

    Cada a previsão dos analistas que fecharíamos 2010 acima dos 80k?
    A verdade é que tudo não passa de especulação, visão racional no curto prazo não existe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jônatas,

    Os "analistas" são assim mesmo, basta o mercado subir 5% no mês pra sair um tanto de relatório explicando porque a bolsa pode bater 80, 100, 200k. Agora se fecha -5% no mês o mundo parece que vai acabar, é sempre assim.

    Não dá pra esperar racionalidade em renda variável, mesmo utilizando value investment para posições mais longas estamos sujeitos a irracionalidade do mercado.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Dei uma vista de olhos pelo blog e fiquei curioso pelo tema aqui abordado!

    Parabéns e continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir