terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mercados Hoje

Morgan joga a isca e eleva recomendação de ações no Brasil

A Morgan Stanley foi a grande responsável pela virada de mão no mercado nacional, em seu último comunicado de 2010 a empresa informou que elevou sua recomendação ao Basil para overweight (expectativa de que o retorno total esperado exceda o do MSCI EM nos próximos 12 a 18 meses), ou seja aumentar posição no Brasil. Com essa classificação pulamos de 9º para 5º colocado no ranking dos mercados em desenvolvimento elaborado pela instituição. Mas tem um porém, esse tipo de notícia serve pra sacudir o mercado e atrair os investidores pessoas físicas e até mesmo os institucionais para voltarem comprando no mercado. O investidor estrangeiro foi o responsável por levar o Ibovespa até os 73k e mesmo com os institucionais liquidando posições eles continuaram comprando na queda do Ibovespa porém fazendo um hedge no índice futuro (vendendo contratos futuros na BM&F).

Agora temos a possibilidade do mercado à vista subir baseado nas compras dos investidores pessoa física e talvez institucionais (muitos estão apanhando pro CDI) mas com um desmanche de posições estrangeiras. Não há problema algum em surfar essa possível pernada de alta, só não devemos segurar posição quando as vendas pesadas aparecerem. Pelo gráfico podemos perceber que o Ibovespa rompeu a LTB (linha de tendência de baixa) intermediária mais curta e engolfou o candle de ontem deixando possível formação de fundo sobre a média móvel simples de 200 períodos nos 67.2k. Precisa de romper 68.5k (linha central de bollinger) para dar mais um gás nas compras e jogar os preços para testar a LTB principal em 69k.


No cenário internacional a Moody's não descansa um dia sequer. Hoje foi a vez de colocar o rating soberano de Portugal em observação para possível rebaixamento, mas a notícia foi ofuscada pelo apoio da China às medidas de combate à crise da dívida na zona do euro. A notícia agradou a bolsa de Shangai que fechou em alta arrastando o mercado europeu para o campo positivo apesar do nível alto de sobrecompra (principalmente na bolsa da Alemanha).

Nos Estados Unidos os mercados operam com volume baixo conforme havíamos alertado. Dow Jones renovou nova máxima e está conseguindo se manter acima da região dos 11.455 pontos. Apesar de apresentar candles pequenos o índice vai subindo enquanto pode. Destaque para o S&P500 que está aproveitando o rali de natal e subindo mais forte que o Dow Jones, porém já está bem sobrecomprado e pode haver correção em breve.

2 comentários:

  1. Gostei dos comentários de seu blog, parabéns!
    Listei seu link no meu blog, ok?
    Abraço e sucesss!
    http://reidasbluechips.blogspot.com/

    ResponderExcluir