sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

O ano praticamente acabou para o mercado de capitais. O volume baixo desta semana deverá ser menor ainda na próxima semana com a proximidade das festas de final de ano. Quem acompanha o mercado ha mais tempo já está acostumado com esse período de "férias" nesta época do ano.

Quero aproveitar então a oportunidade para fazer uma retrospectiva do Finanças Inteligentes em 2010. O blog nasceu em junho deste ano no auge da crise européia no momento em que o pânico de queda tomava conta das bolsas ao redor do mundo. O Finanças Inteligentes veio com uma nova proposta de análise no mercado de capitais aliando macro economia, análise técnica e value investment.

A partir desses estudos foi possível alertar para o ponto de reversão do mercado, conforme relatado na análise do mês de junho: 

"Reparem que pelo gráfico estamos exatamente em cima da principal linha de suporte que impede essa continuação de formação do "W" (60.8k - aproximadamente 60k). Ibovespa em hipótese alguma pode perder a região dos 60k, caso contrário aumentaria a formação do "W" com possibilidade de jogar o índice na mínima histórica da crise do subprime americano (29k). Ainda é muito cedo para emitir o alarme e as possibilidades de uma nova crise com forças suficiente para jogar o índice na lona novamente são bastante remotas"


O gráfico acima foi postado no fechamento do mês de junho destacando o provável ponto de reação do índice. No mês de julho o mercado reverteu forte e confirmei que esta reação poderia jogar o índice no TH.

"O candle do mês fechou muito forte para compra (marubozu) e pode jogar o índice para o topo histórico novamente"

Junho, julho, agosto, setembro e opa! Outubro... o índice chegou perto do topo histórico, e soltei um novo alerta no fechamento do mês, vamos rever?

"Agora o investidor deve ficar atento quanto a linha vermelha traçada no topo (exatamente a região dos 72k) pois o índice pode estar projetando um topo duplo mensal, o que não seria nada bom para as posições compradas"


O gráfico acima foi postado no fechamento do mês de outubro. É certo que o índice voltou a subir em novembro testando novamente a linha vermelha destacada no gráfico, mas desabou após o teste marcando topo nos 73k. A partir daí todos nós já sabemos o que aconteceu.

Não quero em momento algum demonstrar que é possível achar topos e fundos nos gráficos. Isso não existe, mesmo porque o alerta para compra foi feito nos 60k e o fundo aconteceu em 58k. O alerta para venda foi nos 72k sendo que o topo apareceu nos 73k.

A minha intenção com essa retrospectiva é mostrar que no mercado de capitais o "timming" faz toda a diferença. No ano em que a Bovespa andou de lado esse position-trade de 5 meses rendeu uma alta de 20% no índice.

O "timming", na minha humilde opinião, não é definido apenas pela análise técnica. Conforme mencionei no início deste artigo utilizo macro economia e análise fundamentalista para complementar os estudos. Porém o principal fator que afeta o nosso desempenho no mercado de capitais chama-se psicológico.

Espero que as decisões tomadas neste ano sirvam de reflexão para 2011. Um erro pode-se tornar em 10 acertos.

O Natal está chegando, vamos celebrar o nascimento de Jesus Cristo e desejar que 2011 seja um ano repleto de realizações e acima de tudo: saúde e paz para todos nós.

Boas Festas!



PS: As análises serão retomadas a partir do dia 10/01/2010, até lá!

14 comentários:

  1. FI,

    Parabéns pela criação desse espaço. Tenho aprendido bastante com suas análises, excelentes análises. Obrigado.

    Muito sucesso no próximo ano, muita paz, saúde e alegria no coração.

    Grande abraço!
    Jônatas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site!


    Feliz Natal e Feliz Ano novo.

    Palpites Ações

    ResponderExcluir
  3. Boas análises, boas festas e um 2011 cheio de saúde, paz e muitos trades mamão-com-açúcar!

    ResponderExcluir
  4. Feliz natal e feliz ano novo
    Que em 2011 tenhamos muitas analises e realizações de sonhos.

    ResponderExcluir
  5. Ola, estou passando somente para desejar um feliz natal e agradecer por todo esse conhecimento passado adiante.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE,
    Eu estou com a intenção de migrar meus investimentos da previdencia privada , para o tesouro direto , uma vez que a minha intenção no final do plano é retirar o capital e reaplica-lo. O motivo seria os melhores retornos do tesouro direto e o IR que é aplicado sobre o lucro. Poderia por gentileza dar a sua opinião sobre esta intenção, pois estou na dúvida se estou tomando a decisão correta.
    http://investindo-mes-a-mes.criarumblog.com/Primeiro-blog-b1.
    Obrigado,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.

    Tem que verificar junto ao banco em que fez a "aplicação" em previdência quanto será debitado no resgate, cada caso é um caso.

    O que posso te dizer de imediato é que previdência privada não é uma aplicação. O próprio nome já diz: é um plano de previdência. Se você quer ver o dinheiro render fuja da previdência. Tesouro direto é uma ótima opção, tem apenas que olhar o seu prazo de liquidez. Sua decisão parece ser a mais sensata.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Agradeço pelas mensagens de Feliz Natal.

    A todos um Feliz Ano Novo! Com mercado subindo ou caindo estaremos aqui para ajudar no que for preciso.

    A partir de 10/01/2011 as análises estarão de volta!

    Saúde e paz!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Boas festas, feliz ano novo. E muita saúde, para que em 2011 você possa continuar nos presenteando com as cativantes análises.

    Abcs,
    VTunes

    ResponderExcluir
  10. DESCULPA POR USAR ESSE POST PARA FAZER MINHA PERGUNTA, AONDE O CORRETO SERIA LHE DESEJAR UM FELIZ 2011 COM MUITA PAZ E SAÚDE E SUCESSO NAS FINANÇAS! E OBRIGADO POR RESPONDER , JA ESTOU MIRGRANDO PARA O TESOURO NAS NTN-B P.

    Abcs,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  11. nos e que agradecemos pelas boas analises prestadas por voce.

    sempre estou acompanhando suas postagens, continue assim!

    feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez , felicidades em 2011, e bastantes dicas para todos nos que acompanharemos o blog durante o ano!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez agradeço à todos pelas mensagens.

    Sucesso em 2011, vamo que vamo!

    Abraços

    ResponderExcluir