O ano praticamente acabou para o mercado de capitais. O volume baixo desta semana deverá ser menor ainda na próxima semana com a proximidade das festas de final de ano. Quem acompanha o mercado ha mais tempo já está acostumado com esse período de "férias" nesta época do ano.
Quero aproveitar então a oportunidade para fazer uma retrospectiva do Finanças Inteligentes em 2010. O blog nasceu em junho deste ano no auge da crise européia no momento em que o pânico de queda tomava conta das bolsas ao redor do mundo. O Finanças Inteligentes veio com uma nova proposta de análise no mercado de capitais aliando macro economia, análise técnica e value investment.
A partir desses estudos foi possível alertar para o ponto de reversão do mercado, conforme relatado na análise do mês de junho:
"Reparem que pelo gráfico estamos exatamente em cima da principal linha de suporte que impede essa continuação de formação do "W" (60.8k - aproximadamente 60k). Ibovespa em hipótese alguma pode perder a região dos 60k, caso contrário aumentaria a formação do "W" com possibilidade de jogar o índice na mínima histórica da crise do subprime americano (29k). Ainda é muito cedo para emitir o alarme e as possibilidades de uma nova crise com forças suficiente para jogar o índice na lona novamente são bastante remotas"
O gráfico acima foi postado no fechamento do mês de junho destacando o provável ponto de reação do índice. No mês de julho o mercado reverteu forte e confirmei que esta reação poderia jogar o índice no TH.
"O candle do mês fechou muito forte para compra (marubozu) e pode jogar o índice para o topo histórico novamente"
Junho, julho, agosto, setembro e opa! Outubro... o índice chegou perto do topo histórico, e soltei um novo alerta no fechamento do mês, vamos rever?
"Agora o investidor deve ficar atento quanto a linha vermelha traçada no topo (exatamente a região dos 72k) pois o índice pode estar projetando um topo duplo mensal, o que não seria nada bom para as posições compradas"
O gráfico acima foi postado no fechamento do mês de outubro. É certo que o índice voltou a subir em novembro testando novamente a linha vermelha destacada no gráfico, mas desabou após o teste marcando topo nos 73k. A partir daí todos nós já sabemos o que aconteceu.
Não quero em momento algum demonstrar que é possível achar topos e fundos nos gráficos. Isso não existe, mesmo porque o alerta para compra foi feito nos 60k e o fundo aconteceu em 58k. O alerta para venda foi nos 72k sendo que o topo apareceu nos 73k.
A minha intenção com essa retrospectiva é mostrar que no mercado de capitais o "timming" faz toda a diferença. No ano em que a Bovespa andou de lado esse position-trade de 5 meses rendeu uma alta de 20% no índice.
O "timming", na minha humilde opinião, não é definido apenas pela análise técnica. Conforme mencionei no início deste artigo utilizo macro economia e análise fundamentalista para complementar os estudos. Porém o principal fator que afeta o nosso desempenho no mercado de capitais chama-se psicológico.
Espero que as decisões tomadas neste ano sirvam de reflexão para 2011. Um erro pode-se tornar em 10 acertos.
O Natal está chegando, vamos celebrar o nascimento de Jesus Cristo e desejar que 2011 seja um ano repleto de realizações e acima de tudo: saúde e paz para todos nós.
Boas Festas!
PS: As análises serão retomadas a partir do dia 10/01/2010, até lá!













































