quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bovespa, o patinho feio do mercado

Já está sendo uma situação corriqueira ver o índice bovespa cair enquanto o mundo inteiro sobe mesmo com o índice de volatilidade baixo. Nem mesmo o mercado de commodities estamos seguindo mais, sendo que o grande peso do nosso índice é justamente composto por empresas deste setor. Só hoje o índice que mede o mercado de commodities subiu 2,3%, nos velhos tempos o Ibovespa teria marcado uns 3% de alta seguindo o mercado. Para exemplificar tamanha discrepância entre suas maiores influências vamos observar abaixo o gráfico do Commodity Related Equity:


Acho que dispensa qualquer tipo de análise, é bastante visível o que está acontecendo com as commodities, forte alta nos últimos 8 meses. Mas então porque a bolsa não acompanhou? Porque estamos descolados de nossas principais influências? Vou enumerar alguns motivos:

- Fluxo de investidores pessoa física é decrescente desde 2008 na bolsa,
- Bovespa foi a melhor aplicação do mundo em 2009 (portanto não deve-se esperar que ela seja a melhor também nos anos seguintes),
- Incertezas quanto ao governo Dilma e política econômica,
- Novo ciclo de aumento da taxa básica de juros,
- Ativos mais baratos no mercado norte-americano e europeu,
- Investidores estrangeiros vendidos em índice futuro e indicando saída no mercado à vista.

Enfim, motivos sempre irão existir mas no final das contas o que importa mesmo é respeitar o Sr. mercado e jamais ir contra a sua vontade. Outro fator que está me chamando a atenção nos últimos meses é o famoso "rodízio pra bater". As vendas pesadas estão sendo concentradas em alguns ativos que costumam cair 3, 4 ou 5% num só dia enquanto outros (com maior peso no índice) caem pouco ou até mesmo nem sofrem correção e isso dá uma camuflada no índice. Os papéis que estão fazendo essa camuflagem são exatamente as blue chips (vale, petro, siderúrgicas e bancos). Nos demais ativos (salvo algumas exceções) o mercado está chamando pro cantão e descendo a lenha sem dó.

Voltando para o fechamento de hoje, Dow Jones conseguiu superar no intraday a muralha dos 12k mas fechou abaixo desta linha refugando movimento deixando um doji de indecisão, correção ainda não apareceu mas deve estar próxima de acontecer. Já no Ibovespa podemos perceber no gráfico abaixo que mesmo com a queda de hoje o índice conseguiu respeitar aquela linha de suporte que eu estava demarcando nos últimos dias e pode ser um ponto para gerar um repique amanhã. Se esta linha não for respeitada podemos buscar mais uma vez a média móvel simples de 200 períodos nos famosos 67.2k.

7 comentários:

  1. FI,

    O momento é muito bom para entrada, pena que as pessoas adoram entrar na bolsa nos topos históricos. Conhecimento financeiro já.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jônatas,

    Mercado abriu uma janela pra um repique, suporte em 68.5k foi testado duas vezes e segurou. Hoje pode subir mas infelizmente temos que encurtar o trade, mercado muito arisco.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Realmente, como havia dito logo acima o mercado está muito arisco, não pode ter ganância pra realizar lucro operando contra tendência. Nem que seja 0,50% tem que mandar pro bolso logo na minha opinião
    .
    Nesse momento o índice está segurando em uma uma base de um canal de alta traçado a partir dos 64k. Pode dar um trade aí também

    Abcs e bons negócios.

    ResponderExcluir
  4. eu sai no topo e só vou entrar nos 50k novamente

    ResponderExcluir