segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fechamento do Mês

Começamos o ano com o pé direito subindo nas primeiras semanas do mês de janeiro, mas tudo não passou de uma mera ilusão e/ou tentativa dos investidores estrangeiros de chamar a pessoa física para bolsa mesmo com o índice de volatilidade baixo. Basta ver o fluxo na Bovespa para perceber que foram eles que levantaram o índice até os 72k, mas também foram eles que fizeram hedge na BM&F (operando na venda). As incertezas sobre a política econômica do governo pesaram no mês de janeiro e fizeram alguns estrangeiros sair de nosso mercado sem ter comprador suficiente para suas posições (principalmente o investidor pessoa física, com fluxo descendente desde 2008), o resultado esta aí, queda de quase 4%. E ainda foi pouco, pelo que respresenta o volume total de compra dos estrangeiros.

Abaixo podemos reparar que a LTA (linha de tendência de alta - em azul) que vem do fundo em 29k foi rompida também no gráfico mensal, a linha vermelha marca o topo em 72k que passou a ser uma resistência mais forte que o próprio TH do Ibovespa em 74k. É o quarto mês consecutivo onde os candles buscam renovar nova mínima não respeitando fundo do mês anterior, isso significa que o mercado continua vendedor.


Pelo gráfico mensal não podemos perder a região dos 64.5k (que provavelmente deverá ser testada no próximo mês) pois ela é a média móvel simples de 20 períodos e se os preços trabalharem abaixo desta importante média o cenário fica pessimista demais para médio e longo prazo. A última vez que isso aconteceu foi exatamente no crash de 2008.

Um comentário:

  1. Ta complicado o negocio é ficar de fora do mercado até que ele volte a subir novamente

    ResponderExcluir

Conheça o meu eBook Muito prazer, Sr. Mercado

Entenda a dinâmica do mercado de capitais e descubra como é simples e fácil investir com sucesso na bolsa. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.