terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mercados Hoje

China e Japão garantem alívio temporário na Europa

As preocupações do mercado em torno da situação fiscal europeia se dissiparam durante o pregão desta terça-feira refletindo as indicações de que os governos da China e do Japão comprariam parte da dívida pública de alguns países da Europa, por meio de leilões que acontecem ao longo da semana. O sistema é simples, se existe comprador para os títulos da dívida o custo do dinheiro fica mais barato para os países emissores dos títulos. Do contrário estes países teriam que subir a taxa de juros para rentabilizar mais a aplicação e chamar compradores encarecendo o custo da dívida para o emissor.

A temporada de balanços corporativos também animou os mercados, a Alcoa abriu o período de divulgação dos resultados de companhias americanas. A companhia anunciou lucro líquido de US$ 258 milhões no 4º TRI/2010. Com isso, Dow Jones e S&P500 fecharam em leve alta. Reparem que o principal índice da bolsa de Nova York pode ter feito fundo sob a média móvel simples de 20 períodos.


Ibovespa apesar de se manter dentro do canal de baixa confirmou fundo sob a média móvel simples de 50 períodos e tem espaço para retestar a LTB (linha de tendência de baixa) deste canal. Se conseguir se manter acima do patamar psicológico de 70k será um bom sinal para tentar o rompimento deste canal de baixa.

2 comentários:

  1. Olá,
    Bom tê-lo de volta. Leio teu blog todos os dias.
    Muito bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,

    Fico feliz em saber que as análises estão agradando os leitores.

    Obrigado!

    ResponderExcluir