quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mercados Hoje

Leilões na Europa foram bem sucedidos, mas o mercado resolveu embolsar os lucros

Espanha e Itália fizeram hoje seus leilões de títulos da dívida pública e ambos obtiveram sucesso. Os espanhóis emitiram 2,999 bilhões de euros em bônus para cinco anos com juro de 4,59% e os italianos colocaram bônus no valor total de 6 bilhões de euros para cinco e 15 anos. Ainda em relação ao continente europeu, o BCE (Banco Central Europeu) manteve em 1%, a principal taxa de juro na região da zona do euro e o Bank of England (BoE) conservou a taxa básica de juros do país ao patamar de 0,5%, ambos em linha com as expectativas do mercado. Mas os dados fracos do mercado de trabalho norte-americano deram início a disparada para realização de lucros no Ibovespa.

Conforme podemos observar no gráfico do índice bovespa abaixo o dia terminou na mínima, a realização de lucros devolveu grande parte da alta de ontem. O índice não respeitou o pullback sobre a LTB (linha de tendência de baixa) do canal e voltou pra dentro da linha, mas como o mercado tem refugado constantemente os movimentos pode ser que volte a subir amanhã. Até o momento a realização de lucros é normal e saudável, tem espaço para ir novamente na média móvel simples de 50 períodos e/ou testar a LTA (linha de tendência de alta) desta pernada de alta iniciada em 67.2k.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones, perdeu 0,20% para 11.731 pontos, Nasdaq caiu 0,07% para 2.735 pontos e o S&P500 teve desvalorização de 0,17% para 1.283 pontos. As perdas foram insignificantes embora os índices encontram-se em região de sobrecompra a tendência continua sendo de alta. Dow Jones subindo devagar abriu um bom espaço para futuras realizações de lucros, no curto pazo pode retestar a média móvel simples de 20 períodos sem alterar em nada a tendência principal.

2 comentários:

  1. FI,

    O ano começou bem, que continue assim!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jônatas,

    Começou muito bem, a pernada de alta iniciada nos 67.2k deu uma reviravolta no mercado, "ursos" ficaram acuados.

    Abcs,

    ResponderExcluir