segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mercados Hoje

Sem Wall Street, Ibovespa realiza lucros em dia de movimento fraco

Devido ao feriado nos Estados Unidos a bolsa de valores de Nova York não funcionou e o foco dos investidores caiu no mercado europeu e repercussão da queda no mercado asiático. O giro do pregão foi de 8,68 bilhões de reais, porém 3,78 bilhões vieram do exercício de opções sobre ações que acabou por influenciar a realização de lucros no mercado à vista.

Neste momento na Europa os ministros de finanças da zona do euro estão reunidos em Bruxelas para discutirem formas de combater a crise da dívida da região, entre elas existe uma proposta de ampliação do fundo de resgate de 750 bilhões euros. Na ásia a inflação continua jogando o tom de cautela nos mercados, Coreia do Sul e Tailândia aumentaram suas respectivas taxas de juros sinalizando aperto monetário para 2011 (mesmo rumo para China e demais países emergentes).

No mercado brasileiro os investidores estão precificando um provável aumento na taxa selic este mês o que serve de "motivo" para realização de lucros na bolsa. O índice voltou para dentro do canal de baixa e está acima de uma linha de suporte, ainda tem espaço para novas correções se for o caso. A questão a ser analisada não é o aumento em sí da taxa selic, mas e sim qual será sua intensidade? Algo em torno de 0,50 pontos base seria o "necessário" para dar início ao aperto monetário, mas se o BC quiser surpreender o mercado e mostrar uma postura firme e séria no combate à inflação desta nova gestão que aumente 0,75 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário