quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Indústria tomba em dezembro e pega o mercado de surpresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje os dados da atividade industrial brasileira em 2010. A produção industrial surpreendeu os analistas e caiu 0,70% em dezembro ante novembro (que por sua vez também fechou em queda de 0,20%), o mercado esperava uma alta de 0,80% em dezembro. Esta queda colocou mais lenha na fogueira para que o governo anuncie novas medidas para controlar o câmbio, já que parte da indústria brasileira não está conseguindo competir com os produtos importados (especialmente os chineses). Essas prováveis medidas de intervenções no câmbio, alta da inflação, dúvidas sobre a reforma fiscal e tributária acabam pesando no mercado e fazendo novamente a Bovespa ir na contramão do mundo.

Em 2010 como um todo, a expansão da indústria foi de 10,50% (a maior em mais de duas décadas). Mas não podemos esquecer que em 2009 houve uma retração de 7,40% devido a crise do sistema financeiro mundial, portanto é perfeitamente normal uma forte recuperação após o período de turbulência, incentivada também pelas medidas de incentivo do governo. Pois bem, e agora quais serão as atitudes do governo? Aí que mora o perigo, ninguém sabe ao certo. E essa incerteza continua impactando na bolsa de valores, conforme podemos observar logo abaixo devolvemos quase toda alta de ontem no movimento de repique e voltamos a ficar abaixo da média móvel simples de 200 períodos. Existem duas LTBs fazendo pressão (uma mais curta e outra mais longa) e o mercado não abre a janela para o comprador manter sua posiçao por mais tempo, infelizmente o lucro da compra tem que ser realizado o mais rápido possível. Estamos dentro de um canal de baixa de médio prazo em forte pressão vendedora. Hoje o volume ultrapassou os 7 bilhões.


No cenário externo o Egito continua em situação delicada, hoje a minoria pró-Mubarak entrou em confronto com a grande maioria contra-Mubarak e a oposição quer o presidente fora do país até sexta-feira dia 4. Na Europa a agência de classificação de risco Standard & Poors rebaixou hoje o rating da Irlanda devido as incertezas sobre a recuperação do país. Nos Estados Unidos foi divulgado que o setor privado criou 187 mil vagas de emprego em janeiro ante o mês anterior (resultado bem melhor do que as expectativas do mercado). Porém Dow Jones não saiu do lugar, notícia boa e a bolsa não anda? É um sinal de que novas realizações de lucro podem voltar a aparecer e até mesmo com maior força. De qualquer forma não indica alteração no movimento de médio prazo, mercado continua altista em Wall Street, bem diferente do nosso aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário