terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IPCA de janeiro reforça necessidade de ajuste fiscal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira o triste resultado do IPCA referente ao mês de janeiro/2011. O indicador avançou 0,83% em janeiro, após alta de 0,63% em dezembro, este é o maior patamar em quase seis anos. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice que o governo utiliza para medir a inflação, o seu bolso já deve estar sentindo os efeitos da inflação que está alta, o preço dos alimentos continuam subindo e o custo de transporte aumentou bastante no mês de janeiro. Nos últimos 12 meses até janeiro/2011, o IPCA acumula alta de 5,99 por cento, ou seja, perto do limite da meta de 6,5% (lembrando que a meta é de 4,5% com dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Esses dados recentes refletem a necessidade imediata para um sério controle de gastos públicos. O governo deverá anunciar ainda esta semana o seu plano de ajuste fiscal, com pesados cortes no orçamento, estima-se que seja necessário cortes na casa 50 a 60 bilhões de reais. Esse ajuste fiscal aliviria um pouco as pressões inflacionárias e pode dar margem ao Banco Central para elevar menos a taxa selic no combate à inflação.

No cenário externo a grande notícia do dia ficou por conta da China. O Banco Central da China decidiu elevar mais uma vez a taxa básica de juros na tentativa de tentar combater a inflação no país, que segue muito forte. As taxas de depósito serão elevadas em 0,25 ponto percentual, para 3%, e as taxas de financiamento sobem para 6,06%. Apesar do aumento na taxa de juros as bolsas ao redor do mundo subiram mais uma vez, mercados do hemisfério norte continuam em um nível muito alto de sobrecompra. Wall Street foi impulsionada pelos resultados do McDonald's, que gerou um otimismo no mercado sobre os gastos do consumidor. Com isso Dow Jones subiu mais uma vez, desafiando a lei da gravidade fechando nos 12.233 pontos. O volume mais uma vez foi decrescente e crescem ainda mais as chances de se aperecer uma correção mais forte no índice.


No Brasil o Ibovespa deu continuidade ao repique validando o candle de ontem, conforme destacado no último post, confirmando a oportunidade de entrada para surfar este repique de alta. Infelizmente o spread continua baixo e o investidor que estiver indeciso não pode pensar duas vezes antes de realizar o lucro da operação. Existem duas opções: subir o stop para os que não querem arriscar perder o lucro da operação, ou manter o stop abaixo de 64.9k conforme deixei avisado ontem. Apesar da sobrevenda no índice a média móvel simples de 20 períodos fez o corte bear na média móvel simples de 50 períodos, indicando mercado vendedor no médio prazo.

2 comentários:

  1. Olá !!!
    Agradeço pelo comentário realizado no meu blog e já estou tomando as medidas cabiveis para regularizar toda situação e começar aprender a investir conforme é muito debatidos nos blogs. Veja no meu blog onde já começei a realizar mudanças.Em breve terei resultados significantes para postar.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o caminho certo! Boa sorte e sucesso

    Abcs,

    ResponderExcluir