quinta-feira, 17 de março de 2011

ONU autoriza zona de exclusão aérea na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU acabou de aprovar a zona de exclusão aérea na Líbia e todas a medidas necessárias para proteger a população libanesa contra as forças militares de Muammar Gaddafi, exceto uma invasão por terra. Sabe o que isso significa? Guerra, infelizmente. A criação dessa zona de exclusão autoriza o abate de aviões do ditador líbio que decolem para atacar tropas opositoras, ou seja, a ONU está liberando uso de força militar para que esta resolução seja respeitada. A resolução foi aprovada por dez votos a favor, nenhum contra e cinco abstenções, entre elas a Rússia e a China que detêm poder de veto. O Brasil se absteve da votação, confesso que não entendi essa posição do Brasil, mas deixa pra lá. Mais uma notícia ruim para o mercado que está em clima de tensão com a triste situação da usina nuclear de Fukushima no Japão.

O ditador líbio também passou dos limites suportáveis passiveis de negociação, Gaddafi afirmou hoje na TV estatal uma promessa de ataques para "limpar Benghazi sem piedade". Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido disseram já estar com os caças prontos para serem despachados em uma possível ação militar contra a Líbia. De um lado do mundo a guerra parece ser iminente, do outro lado estamos vivenciando uma tragédia da natureza sem precedentes, o que será que está acontecendo com o nosso planeta? A palavra que fica é a esperança, vamos torcer para que tudo acabe bem tanto no Japão, quanto na Líbia.

Diante desses acontecimentos a sexta-feira nos mercados será bem tumultuada e tensa, pra variar. Olhando para o Dow Jones podemos reparar que o índice encontrou uma zona de apoio na região dos 11.6k onde o candle deixado ontem empurrou os preços para fora das bandas de bollinger, o movimento de hoje foi um acerto para que o preços retornassem para dentro das bollingers.


Na Bovespa tivemos mais um dia de alta volatilidade no índice, o famoso sobe e desce dos últimos dias, hoje fechamos novamente perto da linha de suporte da zona de congestão de curto prazo em 66k, apesar do candle parecer um martelo invertido (mas não é), o mercado está totalmente indefinido para amanhã, porém com viés negativo.

3 comentários:

  1. Bom para compra ações da Petrobrás como dizem crises são oportunidade de compra

    ResponderExcluir
  2. Boa B.Herculano
    Estou contigo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sim. Sobre a petro pode ser sim uma boa oportunidade para o médio e longo prazo. Tanto é que o spread dela com a vale já deu sinais de que vai continuar diminuindo e voltar para dentro do normal.

    Só não entrem de uma vez, façam aportes escalonados porque o mercado está num balança mais não cai.

    Abcs,

    ResponderExcluir