quarta-feira, 2 de março de 2011

Taxa básica de juros vai a 11,75%

Em linha com as expectativas do mercado, o Copom elevou a taxa básica de juros aos 11,75% com um aumento de 0,50 pontos base na selic. Esta foi a segunda reunião do Copom este ano marcando o segundo aumento consecutivo na taxa selic, ambas de 0,50 pontos, confirmando o ciclo de aperto monetário no primeiro semestre de 2011. A decisão foi unânime e sem viés, ou seja, já é um sinal de que para a próxima reunião do Copom (nos dias 19 e 20 de Abril) podemos ter um novo aumento na taxa básica de juros.

Chegou a ser cogitado pelo mercado um aumento mais agressivo de 0,75 pontos na taxa selic, porém as medidas macroprudenciais adotadas pelo Banco Central estão fazendo efeito na economia ajudando no combate à inflação. O aumento no depósito compulsório é um exemplo da eficácia dessas medidas macroprudenciais, o crédito visivelmente ficou mais caro em 2011. Portanto pode-se dizer que o BC está combatendo a inflação com dois remédios: taxa selic e compulsório.

O mercado certamente já estava precificando este aumento na taxa básica de juros, tanto é que o Ibovespa fechou em alta de 1,57%. Na verdade um aumento na selic chama a atenção dos investidores para renda fixa, deixando as operações em renda variável menos atraentes, pela lógica o índice deveria então cair, certo? Errado, não existe lógica no mercado, temos que levar em consideração o momento atual. E neste momento o que a economia brasileira precisa é de redução nos gastos públicos e controle inflacionário.


Dados positivos dos Estados Unidos acalmaram o ânimo dos investidores nesta quarta-feira e deixaram Wall Street respirar mesmo com a alta do petróleo em Nova York que fechou cotado a 103 dólares o barril. Conforme podemos observar logo abaixo, Dow Jones tocou mais uma vez a linha de suporte nos 12k e deixou um pequeno doji de indecisão respeitando-a. Realmente não passa de um respiro depois da queda de ontem. O viés continua sendo de baixa.


Na Europa os mercados fecharam mais um dia em baixa repercutindo a crise na Líbia. Em caso de um agravamento maior da crise no norte da África o continente europeu deverá ser o mais afetado.

8 comentários:

  1. Beleza Finanças,
    Vç como sempre bem agudo.(com o dedo na ferida)
    Legal !
    Abçs,
    Xico

    ResponderExcluir
  2. Xico,

    Obrigado! Vamos ver como o mercado reage amanhã, ibovespa tem que dar um jeito de sair logo dessa zona de congestão entre 67.6k e 66k, essa região está batendo carteira de muita gente nos 60 minutos, muito movimento de refugo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Rssss...
    Carteira de 60 minutos, para mim que sou Seguidor de Tendência, é o máximo !
    Rssss...
    Abçs,
    Xico
    http://xicotrader.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fala FI,

    Estou gostando da política econômica do governo. Inflação nem pensar.
    Também não estou achando ruim este momento da bolsa que anda de lado, comprei dois papéis com preços bem descontados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Xico,

    Um tradezinho de vez em quando não faz mal pra ninguém rsrss...
    Eu também gosto de seguir a tendência, o problema é essa congestão do ibov que já vai pra quase 2 anos.

    Abcs,

    PS: tá com petro no radar?

    ResponderExcluir
  6. Jônatas,

    Começou bem, pelo menos está mostrando intenção de corrigir algumas falhas dos anos anteriores. Vamos ver na prática se o governo vai cortar 50 bilhões sem utilizar artifícios contábeis pra fechar a conta. Sobre a inflação fiquei mais tranquilo também com a atuação do BC. Só não estou gostando das intervenções no câmbio, a conta está ficando cara demais.

    Abcs e bons negócios

    ResponderExcluir
  7. Olá, o mercado ainda não fechou, más vejo petro, vale sem forças, indicativo de possível topo no ibov, na matriz uma boa alta, seria bom ter volume para convencer.
    Fiquei batendo cabeça por 3 dias na usim5, vendi na terça no 0x0, de repente sai analistas dizendo que as siderúrgicas são as melhores empresas do mundo, o resultado foi hoje..
    Sabe estou pensando seriamente em alocar meu suado capital em aplicações conservadoras, a bolsa daqui é altamente manipulada em muitos papéis, é só dar uma olhada nas arrancadas que dão as açoes, ai um monte de sardinhas compram no topo enquanto os grandes players felizes vendem!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  8. Ivan,

    O nosso mercado é assim mesmo, estamos nas mãos dos grandes players e eles fazem o que querem e nós temos apenas que seguir atrás. Como estamos em uma zona de congestão sem tendência definida tudo é possivel acontecer, vale tudo. Aconselho a operar com uma menor parcela do capital e deixar a maior parte em títulos do tesouro, CDBs, renda fixa, pelo menos até o mercado definir alguma tendência para o médio e longo prazo. A experiência adquirida hoje vai te ajudar bastante nas suas operações no futuro, pode ter certeza disso. Qualquer dúvida que tiver estamos aqui pra ajudar.

    Abcs,

    ResponderExcluir