quarta-feira, 27 de abril de 2011

Afrouxamento monetário vai continuar

O Federal Reserve (FED - banco central norte-americano) anunciou hoje que vai de manter a taxa de juros do país num intervalo entre 0 e 0,25%. O BC americano sinalizou também que não tem pressa de aumentar a taxa (deverá permanecer neste patamar por um bom tempo ainda) e confirmou que o programa de recompra de 600 bilhões de dólares (quantitative easing 2) em títulos do Tesouro segue normalmente até junho/2011. É tudo que os investidores queriam ouvir, o banco central norte-americano sinalizou que vai manter a política monetária frouxa mesmo depois de encerrar o programa de compras de títulos.

A projeção do PIB norte-americano de 2011 caiu para faixa de 3,1% a 3,3% . Para 2012, o FED espera alta do PIB entre 3,5% e 4,2%. Apesar desta desaceleração econômica, o FED melhorou sua expectativa sobre o emprego e calcula que este ano a taxa de desemprego estará entre 8,4% e 8,7%, a projeção feita anteriormente era de 9%. Com isso Wall Street tem motivos para continuar subindo por mais dois meses ainda, Dow Jones fechou em alta de 0,76% mantendo a boa pernada de alta iniciada em 11.6k (quase 1.000 pontos em um mês).


As notícias do Banco Central norte-americano agradam os investidores de lá, diferentemente do que acontece aqui no Brasil. As notícias do nosso Banco Central desagradam o mecado, hoje por exemplo fomos informados que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro, incluindo recursos livres e direcionados, atingiu R$ 1,752 trilhão em março, com elevações de 1% no mês, 2,7% no trimestre e 20,7% em doze meses. Este resultado de 20,7% ficou bem acima do considerado ideal pelo Banco Central (que é de 15%) e mostra que as medidas macroprudenciais não fizeram efeito algum, pois o crédito continua farto e só aumentando.

Na Bovespa a força vendedora apareceu se impondo contra a tendência de alta no mercado internacional. As vendas impediram o Ibovespa de seguir os movimentos de Wall Street e Europa, mostrando que nosso mercado é predominantemente vendedor (desde novembro do ano passado). Qualquer alta não passa de um mero repique para novas entradas de operações vendedoras. O índice foi jogado direto para linha de suporte em 66k confirmando o pullback na LTA do triângulo ascendente, pode haver um respiro nesta região mas a tendência continua sendo de baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário