terça-feira, 5 de abril de 2011

FED está dividido

A divulgação da última ata de reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve (FED - Banco Central norte-americano) indicou que os membros do comitê estão divididos em relação ao momento adequado para acabar com o afrouxamento monetário adotado para estimular a economia, o famoso quantitative easing. Alguns membros acreditam que a estratégia de saída deve começar a ser executada ainda este ano, outros afirmam que as medidas de incentivo devem continuar se estendendo para depois de 2011. O documento do FED também mostrou que a recuperação econômica dos Estados Unidos continua avançando num ritmo "moderado" e destacou o impacto negativo da elevação dos preços das commodities nas expectativas de inflação, nos gastos dos consumidores e nos investimentos das empresas.

Wall Street não gostou do que viu na ata do FED mas as bolsas até que conseguiram segurar uma queda maior. Dow Jones fechou em baixa de 0,05%, S&P500 recuou 0,02%, mercado ficou praticamente de lado nesta terça-feira, até mesmo na Europa as bolsas andaram de lado ou fecharam levemente negativas mesmo com o corte do rating de Portugal pela Moody's. O índice Dow Jones continua testando a zona de resistência do seu TH em 12.4k e deixou um candle de indecisão demonstrando certo esgotamento da pernada de alta que se iniciou em 11.6k.


No Brasil tivemos a notícia de que o BNDES deverá reduzir a concessão de financiamentos neste ano em cerca de R$ 30 bilhões ante os volumes liberados em 2010, na prática não altera em muita coisa pois esses 30 bilhões a mais do ano passado referem-se ao processo de capitalização da Petrobrás. Na bolsa paulista o dia foi de leve alta que foi barrada pela região dos 70k, conforme podemos observar logo abaixo


Por enquanto o teste sem rompimento é um movimento perfeitamente normal dada a importância psicológica deste patamar. Já que os indicadores demonstram um nível alto de sobrecompra, todo o cuidado é pouco nesta região, uma realização de lucros de curto prazo seria o ideal para tentar um rompimento, apesar de que a puxada do Ibovespa está bonita, cortando bollinger superior e renovando máximas dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário