quarta-feira, 6 de abril de 2011

Terrorismo desnecessário

Foi anunciado pelo governo em pleno horário de pregão que hoje às 18h30 o Sr. Guido Mantega, Ministro da Fazenda, iria fazer o anúncio de novas medidas cambiais. O mercado já operava em leve baixa devido a resistência dos 70k, porém após este anúncio o rítimo de queda se acelerou consideravelmente na Bovespa e no mercado de câmbio o dólar que chegou a perder os 1,60 virou a mão e passou a subir. O temor dos investidores era de um possível aumento no imposto sobre a aplicação de estrangeiros em ações ou mesmo o anúncio de algum tipo de quarentena. Investidores com receio das medidas que seriam anunciadas começaram a vender seus papéis sem saber ao certo o que estava para acontecer, a ansiedade estava tomando conta do mercado.

Com os mercados já fechados o governo anunciou a tal medida: ampliação da cobrança de 6% do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre os empréstimos de bancos e empresas brasileiras no exterior com prazos inferiores a 720 dias. Na semana passada, o governo havia tornado a cobrança obrigatória para as operações inferiores a 360 dias. Ou seja, a tão temida medida de intervenção no câmbio era apenas uma ampliação do prazo de 360 para 720 dias sobre a cobrança de IOF de empréstimos feitos no exterior. "O objetivo é reduzir o ingresso de dólares no país e evitar uma valorização excessiva do real", afirmou Mantega.

A eficácia desta medida (assim como as outras) é absolutamente nula. Há mais de um ano que o governo está tomando medidas de intervenções no câmbio e elas não estão surtindo efeito, o dólar está caindo porque é uma tendência mundial e não só porque a economia brasileira está forte (economia forte = moeda forte). Para minimizar os efeitos do câmbio e não derrubar a nossa indústria de vez é necessário que o governo realize as reformas tributárias e trabalhistas, aumente o investimento em infraestrutura, controle a inflação e controle os gastos públicos. Essas medidas já foram discutidas aqui insistentemente mas o governo insiste em levar para o outro lado, enquanto isso o mercado continua a mercê do terrorismo desnecessário proporcionado pelas expectativas de novas intervenções cambiais.

A queda de 1,15% do Ibovespa engolfou dois candles de alta dos últimos dois pregões e soltou uma marca de topo na linha dos 70k. Com esta configuração fica o espaço para pullback na linha de resistência do triângulo ascendente rompido nos 68k, mas como o mercado estava esperando uma bomba do Mantega e veio um estalinho pode ser que o índice volte a subir amanhã.


Em Nova York o dia foi de leve alta mas com Dow Jones realizando um movimento importante, rompendo o último TH com aumento de volume. Mercado totalmente técnico, respeitou a última resistência em 12.4k (TH) e furou com aumento de volume, investidores estrangeiros que estão pulando fora da Bovespa e indo para Wall Street estão rindo até as orelhas.

6 comentários:

  1. Bom dia FI!

    Novamente o governo desperdiçando tempo e dinheiro, dos contribuintes e dos investidores!

    Para quem tiver interesse procurem no Youtube um vídeo do prof. José Luis Oreiro falando sobre Guerra Cambial. Em uma parte ele cita essas medidas que o governo tem tomado pra controlar o câmbio. Simplesmente medidas deste porte não tem o menor efeito nos preços relativos do real/dólar. Se o governo quer intervir no câmbio então tem que ser uma política completa e não as políticas brasileiras de "tapa-buraco" de sempre.

    Além disso, como foi bem observado por você no post, isso é uma questão mundial, onde os EUA estão praticando uma política monetária expansionista, emitindo montanhas de dólares para tentar recuperar o crescimento sólido da economia deles. Entretanto por sua moeda ser aceita em todos os países, a valorização cambial de cada um é praticamente inevitável com uma política do porte que o governo brasileiro tem implementado.

    Seria melhor que o governo decidisse: controlar de vez, ou deixar o câmbio livre, ao invés de ficar em cima do muro.

    Parabéns pelos posts FI! Sempre trazendo informações realmente relevantes!

    Grande abraço!

    www.bolsafinanceira.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, realmente foi piada o ocorrido ontem, hoje devem estar preparando mais alguma medida, quanto menos o governo faz mais dolares vão entrando para renda fixa e a bolsa ficando travada.
    Minha opinião é a seguinte; O mercado em geral está caro para grandes players, com dividens years muito baixos, uma situação saudável é DY na faixa de 4~5%, acho muito improvável rompimento dos 73K, a não ser um ataque especulativo muito intenso;
    Gerdau bateu no piso dos R$ 19,40, talvez faça o movimento que comentamos;
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Felipe Medeiros,

    Mais uma vez obrigado. Sinceramente não entendendo a lógica de nossa política econômica. Parece que o governo está batendo cabeça (ou melhor, parece não, está!). Conforme disse no post de ontem após o anúncio terrorista de novas intervenções cambiais, "A eficácia desta medida (assim como as outras) é absolutamente nula".

    A prova disso tudo está aí, câmbio derretendo nesse momento cotado a 1,5850.

    Como você mesmo disse, o câmbio é livre (flutuante) esses movimentos aconteceram no passado, acontecem hoje e acontecerão no futuro.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    Correto. Quem levou o ibovespa nas cotas dos 64 até os 70k foram os investidores institucionais (fundos FIA, etc.), se o invsetidor estrangeiro voltar para bolsa este mês podemos ter rompimento nos 73k em algumas semanas/meses (ou topo da zona de congestão de longo prazo). Se eles não voltarem vai ficar muito difícil. Existem alguns papéis bons pagadores de dividendos, mas dificilmente superam o rendimento de uma renda fixa no tesouro direto por exemplo, portanto a atratividade não é muito interessante no momento. Se gosta de dividendos dê uma olhada nas cias elétricas, bancos médios e cartões de crédito.

    Sobre a gerdau ela chamou trade neste último fundo (19,40), quem gosta de técnica pegou aí porque o stop estava barato (se perdesse os 19,40 bastaria acionar o stop). Por enquanto ela está perigosa, trade rápido. É bom observar provável movimento de insiders sobre o preço da OPA.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Realmente o ocorrido ontem foi desesperador. Uma tremenda cagada. Perdão da palavra.
    O Governo quer por que quer arrumar problemas, e já não sabe por onde começar.
    O Governa da Dilma não é tão ruim assim, mas com a troca da Presidência da Vale a mais impostos e impostos, IOF para compras no exterior, IOF para isso e para aqui, mais e mais.
    Assim não dá né.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Evertonric,

    É imposto que não acaba mais. Pra variar hoje foi anunciado mais um aumento, parece até brincadeira mas não é. Vou falar disso na análise de hoje

    Abcs!

    ResponderExcluir