quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alerta de bolha no mercado de commodities

No pregão desta quinta-feira tivemos a oportunidade de acompanhar o primeiro crash a nível mundial. O petróleo simplesmente desabou, com certeza pegando muito comprador desprevenido na chamada de margem. É isso o que acontece quando um movimento passa dos níveis aceitáveis de oscilação durante o dia, desespero geral do mercado que faz impulsionar ainda mais este movimento gerando um flash crash. A queda no preço do petróleo foi totalmente especulativa, não houve nenhum dado econômico fundamentado que influenciasse tamanha força vendedora na commoditie. O preço do petróleo teve a maior queda diária na história para os contratos futuros do Brent (negociado em Londres), recuando 8,6% a 110,80 dólares o barril. Já o petróleo negociado em Nova York despencou quase 10%, caindo para menos de 100 dólares por barril. Veja o tamanho da queda no gráfico abaixo: 

Assustador, essa é a única palavra a dizer sobre este gráfico. Não é comum acontecer esse tipo de movimento, mesmo devido as últimas altas do petróleo nos últimos meses, cair tão forte e tão rápido assim é característica de bolha sendo estourada pelo mercado. Outro fator preocupante é a prata, que também faz parte do mercado de commodities, os preços da prata tiveram sua maior queda semanal em quase 30 anos. Basta observar abaixo o gráfico:


Reparem no movimento de crash, parecido com a queda do petróleo de hoje só que mais intenso. O preço simplesmente despencou com muita força e sem repicar, outra característica de de bolha estourada. Em ambos os casos não há razão para tal feito ocorrido, mas quem está operando no mercado deve saber que ele é irracional, imprevisível e soberano acima de tudo. Não adianta sair notícia boa ou ruim, o mercado se movimenta por sí só e este não avisa quando um crash está para acontecer, ele simplesmente quebra os investidores mais desprevenidos.


Em Wall Street o mercado tremeu com o crash no petróleo. Ações do setor de energia foram fortemente penalizadas e Dow Jones fechou em baixa de 1,10%, marcando topo em 12.9k e aliviando os indicadores que estavam bem sobrecomprados. Dados fracos da economia americana, como o número de pedidos de auxílio-desemprego subindo para uma máxima em 8 meses, serviram de "motivo" para o início da onda vendedora no índice que já está testando sua linha central de bollinger.


Na Bovespa o dia foi bastante tenso, o mercado aceitou compra no suporte em 63.5k levando o índice a uma alta de quase 1% no intraday dando um bom spread para day-trade, mas ao início da tarde a força vendedora reapareceu virando a mão no mercado. O volume ficou bem acima da média e a situação continua favorecendo as operações vendedoras mesmo com um nível muito alto de sobrevenda, demonstrando fraqueza total do mercado para ao menos engatar um repique de alta. Vários flash crash estão ocorrendo disfarçadamente em alguns ativos sem refletir no índice, já que estão fazendo um rodízio. Isto é, escolhem a dedo quem vai subir pra fazer o contrapeso no índice, quem vai cair e quem vai despencar. Olho vivo nesse mercado pois não está difícil enxergar papel caindo mais forte do que o movimento da crise de 2008.


As análise serão retomadas na segunda-feira dia 09/03/2011.

10 comentários:

  1. Estou lendo um blog e separei este artigo, muito bom para apreendermos que operacao na bolsa tem que ter extrategia antes de entrarmos ja calcular o stop e pensar que este é do mercado vejao exemplo de usim5 ja caiu 45% um stop de 1 ou 2% seria toleravel e outras mais http://translate.google.com/translate?ie=UTF-8&oe=UTF&u=http%3A%2F%2Fwww.youforexbr.com%2Fuploads%2F2%2F7%2F8%2F3%2F2783475%2Femotionfreetradingbook.pdf&sl=en&tl=pt&hl=pt.
    vale a pena ler. ,meu nome é Beth opero opcoes de petro e vale .

    ResponderExcluir
  2. Exatamente,

    É suicídio operar no curto prazo sem estratégia de entrada e saída, e isso entra o stop. Que pode te livrar de um baita prejuízo. Uma queda dessas como usiminas de 45%, por exemplo, é praticamente irrecuperável, papel tem que subir mais de 80% pra voltar ao valor de compra. A queda é muito pior do que a alta.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Fincancas, mais para medio prazo 1 ano a 2, a usim5 esta chegando a um preco atreante, nao acha ? mesmo com o mercado de siderugica fraco.....

    Estou aguardando cair mais, espero pegar ela no preco de 13.xx

    O brasil sediando as olimpiadas e a copa do mundo, acho que o mercado promete no medio prazo ( me refiro a siderugicas)...!

    ResponderExcluir
  4. O negócio ficou feio ontem....

    Eu comprei PETR na semana passada tirando dindin da RF. Deveria ter esperando um pouquinho mais, rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Juse da Silva,

    Usimias caiu tanto que ficou barata, se não me engano o papel está sendo negociado abaixo do VPA, o que pode ser interpretado como um exagero do mercado, ou não. Porque não? As perspectivas para o setor não são muito boas, cenário não está nada bom para nenhuma siderúrgica. Mas se você enxerga que este cenário vai se reverter no futuro dentro do seu prazo (1 ou 2 anos) o momento é propício para compra.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Jônatas,

    É muito difícil acertar o momento certo da compra. Ainda mais quando o mercado é de queda, a tendência do papel é sempre ir estourando os suportes. Mas nunca se sabe quando o fundo será formado, portanto quem não arrisca, não petisca. Pode ser que ela consiga reverter a situação pra voltar a subir, mas tem que mudar muita coisa ainda na sua gestão.


    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  7. Na minha visao de mercado estamos para ter um repique muito curto , olhem as principais blue chips petro , vale, ggbr4, usim5 etc.. toda semana novo fundo, alguma coisa esta para acontecer e como somos os ultimos a saber é so olharmos os graficos para vermos que alguma bomba vai estourar logo, Portugal ja pediu ajuda talvez semana que vem será a Espanha e assim vai eu so digo uma coisa estou liquida e só estou operando em day trade e stop curto nao deixando o mercado levar meu $$, se alguem quizer ariscar nao se esqueca de stop, para amanha nao falar assim: nao tem problema fica para os meus filhos um dia recupera.O mercado nao perdoa ele nao faz o que vc quer ou o que vc acha isso pouca importa, no inicio de minha vida na bolsa como toda iniciante ganhava muito dinheiro e cada vez mais confiante e ai é que mora o perigo auto confiança demais atrapalha vc descuida e nao coloca stop e seu rico $$ vai embora, perde o que ganhou e muito mais, ai começa a estudar, livros e livros bom minha vida na bolsa começou assim ganhando muito, depois perdendo e agora continuo estudando e aprimorando meus conhecimentos e trabalhando a tecnica onde comprar onde colocar meu stop e qual é o meu objetivo, sem regras a bolsa nao vai te dar lucro, seja disciplinado e boa sorte.P.S já recuperei parte do meu prejuizo (petrobras)sim foi nela.

    ResponderExcluir
  8. Olá, estão socando a petro com força, o que estará por traz disso??? O Ibov no semanal sugere alguma recuperação, encostou na banda inferior do canal baixista, e sugiro atênção especial aos comprados como eu na petro, a perda do suporte agora sendo testado é altamente negativo para o mercado, pode ter pânico generalizado;
    FI, se eu não tivesse trocado a ggbr4 pela usim5 tinha amargado um grande preju, agora estou pensando o que fazer;
    Ivan

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Belo exemplo. Aprendizado é tudo neste mercado louco, nunca devemos parar de tentar aprender para assim tentar tirar proveito de alguma situação. Mercado é jogo de raposa velha do mato, você tem que ser rápido e agir no momento certo.

    Abcs, bons trades!

    ResponderExcluir
  10. Ivan,

    Bolsa pede repique e está até repicando, porém o rodízio continua (os papéis que sobem são escolhidos a dedo). No resto o mercado está batendo como nunca, usiminas é um bom exemplo de crash nesse curto prazo. Praticamente irrecuperável, destruição de patrimônio. Petro no momento está boa só pra trade, pois sua tendência não está definida para médio e longo prazo.

    Abcs, bons negócios!

    ResponderExcluir