quarta-feira, 18 de maio de 2011

BC cria Comef

Após os recentes problemas ocorridos com o banco Panamericano e Morada (este mais recente ainda), o Banco Central anuncia a criação do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira) que irá fiscalizar e regular os mercados financeiros. O Banco Central informou também que o Comef "terá a missão de representação em fóruns nacionais e internacionais, e no relacionamento da autarquia com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira". A contratação de estudos e pesquisas sobre o assunto também ficará a cargo do Comef.

A criação do Comef é teoricamente bem vinda, vide a atual situação econômica nos mercados globais. Acontece que essas funções que o Comef irá exercer já eram exercidas perfeitamente bem pelo Banco Central. O nosso sistema financeiro é muito bem regulamentado, capitalizado e de base sólida, justamente devido a atuação firme do Banco Central no sistema financeiro. Portanto, pergunta-se, pra quê o BC vai criar um comitê para exercer uma atividade que ele sempre fez? A resposta desta pergunta o próprio Tombini respondeu há dois meses atrás quando defendeu a criação de mais vagas dentro do Banco Central. Vagas a mais que serão criadas dentro da autoridade monetária que já funciona perfeitamente bem pagando salários extratosféricos e que não irão fazer diferença alguma.

Esse é o governo brasileiro que tanto desagrada o mercado. Governo que fala uma coisa e faz outra, anuncia corte no orçamento mas aumenta os impostos e contrata mais servidores. Não há mercado que consiga subir nessas condições, no momento pra operar comprado na Bovespa tem que ser tiro rápido, entrar nos repiques pra fazer 1% ou 2% e cair fora, aliás venho falando isso desde o ano passado. Um bom exemplo deste tipo de operação foi demonstrado aqui no Finanças Inteligentes com antecedência, onde o mercado respeitou o suporte em 62.9k, fechou na máxima no pregão de ontem e deu saída no leilão de abertura quando tocou os 64k hoje, conforme havíamos alertado. Para amanhã não temos relação boa risco x retorno para reentrar comprando no mercado, o dia será de monitoramento, mas quem tiver gordura pra queimar pode arriscar outra compra nos 62.9k. Quem opera duas pontas, comprado e vendido, abriu posição vendida nos 64k e já tem spread pra liquidar com lucro amanhã.


Nos Estados Unidos tivemos a divulgação da ata da última reunião do FOMC (Comitê de Mercado Aberto) do FED (Federal Reserve). Na ata consta que a maioria dos membros do FED prefere elevar a taxa básica de juros antes de vender ativos quando chegar o momento de apertar a política monetária. Porém o mercado foi mais influenciado pela manutenção da força compradora após o repique do Dow Jones na linha dos 12.4k ocorrida no pregão de ontem. Mercado americano está aberto no curtíssimo mas já tem uma tendência de baixa desenhada.

Um comentário:

  1. Qual o site do "comef"? Gostaria de enviar um currículo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Conheça o meu eBook Muito prazer, Sr. Mercado

Entenda a dinâmica do mercado de capitais e descubra como é simples e fácil investir com sucesso na bolsa. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.