quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inflação da construção civil dispara mais de 2%

De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M) disparou 2,03% este mês, bem acima da alta de 0,75% em abril. Até maio, o INCC-M acumula alta de 4,04% no ano e de 8,18% em 12 meses, este resultado divulgado hoje pegou o mercado de surpresa pois não se esperava um aumento tão alto assim. Este aumento foi provocado pelos dissídios salariais, a mão de obra na construção civil teve elevação de 3,70% apenas este mês. Em abril o aumento foi de 1,16% e se juntarmos os dois meses (abril e maio) temos quase 5% de aumento no custo da mão de obra. É um senhor aumento que vai acabar jogando mais lenha na fogueira da inflação para os próximos meses.

Apesar de tudo o INCC-M está camuflado pelo índice de inflação oficial, nós não veremos o reflexo desta disparidade no IPCA (o reflexo será apenas no nosso bolso), já que ele faz parte de apenas 10% do que representa o IGP-M. Contudo não apareceu ninguém do governo para dar explicações sobre a disparada do INCC-M, Tombini sumiu, Dilma ficou defendendo Palocci e Mantega propôs câmbio flutuante para todos os países do mundo inteiro. Parece mentira, mas não é.

Na bolsa de valores houve forte movimentação nas ações dos bancos, forçando uma puxada geral no índice atraindo demais investidores para outros papéis que emitiram sinal de fundo nos últimos dias. A região dos 64k foi levemente rompida e com isso ultrapassamos o primeiro target deste repique. O próximo alvo está na região dos 65.1k, porém a partir de agora as operações compradas começam a ficar com uma relação de risco x retorno um pouco pior do que aquela dos últimos dias. A linha central de bollinger foi rompida com candle de força entrando volume no mercado, bom sinal para manutenção do repique.


Nos Estados Unidos o Departamento de Comércio informou nesta quinta-feira que o PIB americano avançou a uma taxa anualizada de 1,8%, ficando abaixo das expectativas do mercado. Mesmo assim Wall Street não cedeu, Dow Jones fechou praticamente estável em cima da linha dos 12.4k, marcando indefinição do mercado. De qualquer forma o índice pode estar projetando um toque na LTB.

9 comentários:

  1. Caro FI, não entendo quase nada de análise gráfica, mas acompanho diariamente suas análises, muito pertinentes. O fato da bolsa ter cruzado a LTB, o volume estar aumentando e o MACD parecer positivo para compras já não são sinais suficientes de uma indicação de alta mais consistentes para as próximas semanas? Estou formando uma carteira agora e tenho comprado ações de 15 empresas com as melhores relações P/L, P/VPA, DY e RPL que encontrei. Estou comprando tudo nos últimos dias em virtude do cenário parecer de uma retomada de crescimento.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, vç não acha que os estrangeiros estão com menos força em conduzir o mercado daqui??? No passado qualquer assombro era um efeito manada e a bolsa desabava 3~4~5% rápido em um só dia, agora estou de olho no que estou comprado, petr4 e usim5, os gráficos até se parecem, se não romper esta pequena congestão vai ser nocaute na certa!!! A petro talvez prossiga, más logo na frente tem várias resistencias, na usim5 os R$ 15,60~70 é uma vitória, o papel me parece armando uma queda maior até por volta dos R$ 11,xx, vamos ver!!!
    Exelents posts, obrigado!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Sim é um excelente indicativo e realmente marcou fundo no gráfico alí nos 62k, mas como o mercado está muito volátil (desde 2010 é assim) temos que ir olhando um passo de cada vez, como falei target nos 64k, ok. Agora o próximo alvo está nos 65.1k, se atingir lá e furar vamos subindo o target. Não sabemos quando essa pernada iniciada nos 62k vai terminar, a única certeza é a tendência no médio prazo que ainda é de baixa. Temos topos e fundos descendentes bem desenhados desde novembro/2010.

    Outra coisa que me incomoda é a posição dos investidores estrangeiros no índice futuro. Eles simplesmente socaram o índice, mandaram no chão e não realizaram lucro (recomprando contratos). Teoricamente este fundo nos 62k foi o sinal para liquidarem esses contratos nos futuros mas eles não fizeram isso, pelo contrário aumentaram mais as vendas e estão perdendo boa parte do lucro adquirido pois a bolsa subiu desde então. Será que eles saíram de Wall Street pra vir aqui na Bovespa pagar esse mico? Ou os estrangeiros estão fazendo hedge disfarçado (acho improvável), ou estão comendo bola, ou vão derrubar a bolsa abaixo dos 60k.

    Sobre sua estratégia acho uma boa. Principalmente pelos fundamentos escolhidos, eu fiz o mesmo, comecei a reentrar no mercado semana passada (pra hold, pois estava 100% líquido), mas ainda estou 90% fora.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    A liquidez voltou pra Europa e Wall Street, pois os mercados lá estão em tendência primária de alta. Os investidores estrangeiros estão se posicionando mais na venda de dólares e venda de índice conforme expliquei no comentário acima. Eles estão com alguma carta na manga, vamos descobrir em algumas semanas.

    Sua Usiminas até que enfim marcou fundo no gráfico diário heim? Negócio agora é se você estiver com ela ainda vá subindo o stop e deixa o mercado trabalhar o resto. Boa tacada!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Atualizando: carteira zerada. O que era hold virou swing e durou apenas uma semana.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal mas os estrangeiros estão voltando pra Bovespa! Se o fluxo continuar não é possível que o Ibov continue indo pro barro............

    ResponderExcluir
  7. Felipe Medeiros,

    Estão voltando para o mercado à vista mas no mercado futuro estão socando venda e este nível está muito alto. Ultimamente o índice futuro é que está ditando o rumo da Bovespa, então temos que ficar de olho pra sacar qual é a estratégia dos gringos, se é mesmo pra socar abaixo dos 60k ou se é apenas um hedge para operações no mercado à vista.

    Não leve em consideração a minha estratégia adotada. A pernada dos 62k ainda está valendo, apenas liquidei minha posição por estratégia própria.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Olha como viram a mão rápido na Bovespa... Mercado malandro, tem que ficar esperto porque já deu venda no intraday.

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Tudo muito nebuloso ainda. Qualquer um que fale que agora vai subir ou vai cair ainda mais é pura especulação. Quem viver verá!

    Abraço.

    ResponderExcluir