quinta-feira, 5 de maio de 2011

Maior juro real do mundo

Que o Brasil é o paraíso da renda fixa isso o mundo inteiro sabe. Não foi atoa que entrou uma enxurrada de dólares em nossa economia nos últimos meses. No gráfico abaixo, retirado do site Catalpa Capital, podemos perceber um dado curioso, nós também somos o país que possui o maior juro real do mundo (taxa básica de juros menos inflação). Mesmo com uma taxa de inflação puxada (6% no acumulado de 12 meses) temos um ótimo spread para aplicações em renda fixa, que na verdade é o melhor spread do mundo para renda fixa. Este gráfico representa bem porque o investidor pessoa física continua de fora da bolsa de valores, o nosso juro real é o melhor do mercado.


Reparem também que os países de economias desenvolvidas trabalham com juro real negativo mesmo tendo suas economias inflacionadas, que força o investidor procurar rentabilizar sua carteira na renda variável ou trabalhar com operações arbitragem e/ou carry trade.

Com base nesses dados podemos dizer que estamos em uma boa situação econômica? Definitivamente não. Nem o Brasil e nem as economias desenvolvidas, pois mesmo apresentando juro real negativo essas economias não conseguem engatar um crescimento forte, o que é bastante preocupante. E o Brasil está (como venho repetindo há muito tempo) passando e vai continuar passando por sérios problemas inflacionários. A inflação tende a continuar aumentando puxando a taxa de juros para cima. Vamos lembrar que no segundo semestre deste ano teremos negociação de aumento de salário para  várias categorias sindicais e para o início do ano que vem, se não mudar nada, o governo vai se enforcar de vez se no reajuste do salário mínimo. Esse reajuste será feito pelo crescimento da economia mais inflação de dois anos anteriores. Faça a soma e você vai enxergar um número "impagável" no Orçamento da União.

3 comentários:

  1. Amigo, lendo o seu site sobre o juros real do brasil fiquei com uma duvida que queria que vc me responde-se...

    Vendi um imovel, e com esse capital quero aplicar em alguma coisa conservadora, e estava penssando em comprar um nico titulo o ntnb principal com vencimento em 2024, hoje ele esta cotado a juros de 6,10 e eu estava querendo comprar ele com no minim 6,5..dai pra cima... vc acha, que com o aperto monetario que o banco central vem fazendo, inflacao no brasil, EUA provavelmente aumentando a taxa de juros ate o final do ano, havendo fuga de capital para do brasil para lah....

    Ou seja, a alguma chande de eu pegar essa taxa ate o final do ano ? tipo , 6,5 ou 6,7 ja estaria otimo para mim.... vc acha que essa taxa chaga ate la no final do ano... ?

    PS: muito bom o seu site/blog....

    abraco e boa sorte..

    ResponderExcluir
  2. Olá Juse,

    Ótima escolha na NTNB-P. Acho que chega nesse valor sim pois a selic vai continuar aumentando esse ano. E sempre quando sai os índices inflacionários (mostrando inflação alta) as taxas costuam dar um pulo e depois voltam. A NTNB-P 2015 por exemplo já bateu 6,78% + IPCA esse ano. Vai acompanhando diariamente que você vai conseguir pegar taxa boa. Acompanhe também as LTNs. Acima de 13% podem ser uma boa opção.

    Abcs e bons negócios,

    ResponderExcluir