terça-feira, 24 de maio de 2011

No embalo da S&P

Animado com a revisão da perspectiva de rating do Brasil pela S&P (Standard & Poor's), o mercado acionário doméstico manteve o repique técnico iniciado no intraday do pregão de ontem. O nível alto de sobrevenda também contribuiu para um repique de alta em vários papéis que haviam caído bastante nos últimos dias/semanas. Este movimento confirmou o fundo deixado ontem no gráfico diário do ibovespa que agora passa a mirar a região dos 64k juntamente com a linha central de bollinger. Porém o investidor deve ficar atento quanto ao volume financeiro que mais um vez ficou abaixo do normal, característica de um movimento de repique, que mostra a indecisão e pessimismo de muitos investidores para retornarem ao mercado. Como a queda foi muito forte desde os 70k, muita gente ainda fica com um pé atrás pra voltar a entrar no mercado, por isso o giro está sendo fraco nos últimos pregões.


Contudo, a agência de classificação de risco S&P alertou que a elevação do rating dependerá principalmente da velocidade de implementação de reformas consideradas importantes pela agência. Entre elas deve-se destacar a reforma tributária (longa novela) e também uma reforma no sistema previdenciário.

Na Europa os mercados subiram com os indicadores positivos, principalmente da Alemanha, o dia foi de repique de alta já que as bolsas de lá iniciaram uma tendência de baixa este mês. Já nos Estados Unidos as bolsas fecharam no vermelho, os indicadores divulgados hoje não agradaram muito.  Dow Jones terminou o dia em baixa de 0,20% confirmando perda do suporte em 12.4k. Com mais um pivot de baixa acionado o índice mira os 12.1k nos próximos dias/semanas.

2 comentários:

  1. Olá, só ainda não pulei fora da Usim5 devido estar muito sobrevendida no semanal, poucas vezes no histórico ficou nestes valores de ifr, estou pacientemente esperando uma correção, 9 semanas de queda e nada de uma correção!!, vou girar meu dinheiro onde estou ganhando 2,5% ao mês; A compra em usim5 foi nos R$ 15,10;
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Ivan,

    Realmente o nível de sobrevenda dela está bem alto no semanal, o papel deve repicar, mas sabe-se lá quando. Tem que considerar também que esse nível pode ficar praticamente zerado enquanto o papel continua caindo, trabalhndo assim uma divergência de alta para o futuro. No diário já tem essa divergência. Sugiro que faça isso, gire o seu capital onde está ganhando esses 2,5% a.m. que está ótimo e mantenha a disciplina sempre. Não está valendo a pena pagar pra ver.

    Abcs,

    ResponderExcluir