segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cada vez mais perto dos 60k

Pressionada pelas vendas no mercado futuro e pela ineficácia da política econômica nacional o índice Bovespa continua caminhando a passos largos ao encontro dos 60.000 pontos. Em novembro do ano passado a bolsa entrou em trajetória de queda e desde então todos os repiques de alta estão sendo apenas um motivo a mais para o mercado encaixar novas operações vendedoras. O rompimento dos 63k acelerou a tendência de baixa deixando o índice bovespa na corda bamba mais uma vez. Quem aposta no lado comprador tem que torcer para que a região dos 61.7k não seja perdida em hipótese alguma, mas as probabilidades não estão muito favoráveis. Pelo gráfico de fechamentos o índice já perdeu o último fundo anterior detonando mais um pivot de baixa com o MACD cortando para venda novamente.


O jornal The Wall Street Journal soltou uma matéria de capa reforçando um assunto já abordado aqui no Finanças Inteligentes anteriormente. Ou o governo brasileiro está batendo cabeça ou as autoridades políticas não tem noção do que estão fazendo. O jornal citou o exemplo da política de aperto monetário do BC que vai em desencontro com a estratégia do BNDES de continuar emprestando dinheiro no mercado via TJLP impulsionando a inflação. Isto é, enquanto a taxa de juros básica está em 12,25% a.a. o BNDES realiza empréstimos a 6,00% a.a. pela TJLP. Enquanto um tenta apagar o fogo o outro está jogando gasolina. Recomendamos ainda, reler o artigo: "A complexidade da economia em um mercado imprevisível".

Nos Estados Unidos o dia foi de calmaria total. Wall Street parou para respirar e Dow Jones conseguiu plotar um doji de indecisão em cima da linha inferior de bollinger bastante sobrevendido, dando boas oportunidades para início de um repique de alta nos próximos dias. Mesmo assim o temor quanto à uma nova desaceleração na economia mundial começa a voltar para os mercados e os investidores continuam com o pé atrás.

9 comentários:

  1. FI,

    A Bovespa está boa apenas para day trade.
    O futuro é incerto e até operações de swing já são arriscadas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estamos completando 3 anos dos 73K, sabe-se lá quando veremos seu rompimento, tirando as décadas perdidas de 70 e 80 só em 2000 que o ibov demorou 4 anos para romper o Th, rompeu em 2004. A perda dos 61K acende o sinal vermelho, até os 58K ainda se tem alguma esperança de lateralização, se descer dai o alvo é os 48~50K!!!
    No after mandaram ver em alguns papéis, se amanhã a matriz avermelhar aqui vai ser sangria, o volume tem caido nos últimos dias, tem tubarão armando o bote, tomara que eu esteja errado!!! DE qualquer forma estou como milhares estáticos na espera de um tempinho favoravel para pular fora;
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Jônatas,

    Exato, por incrível que pareça operar daytrade está mais seguro. O problema do swing é que quando o operador acerta a compra a ganância sobe e ele não realiza o lucro e como o mercado está muito volátil este lucro é devolvido rapidamente.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    Esse é o problema, está ficando muito tempo perto da base da congestão. O índice não consegue sequer puxar uma perna pra testar a LTB do canal de baixa no semanal (que hoje passa em torno dos 68k), pelo contrário está se alinhando na linha de retorno mostrando força na queda. Se olharmos bem esta linha dos 60k vem da euforia final dos mercados no final de 2007/início de 2008, ou seja, estourar uma congestão pra baixo dessa linha não seria nada bom, indicaria talvez que o reteste do TH este ano foi início de um bear market na Bovespa. Mas vamos monitorando ainda é cedo pra falar em bear market, primeiro vamos lutando dentro desta zona de congestão.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  5. Olá, vç costuma visitar o site do Dalton tbm?? O que vç acha da operação na csn que fiz, entrada nos R$19,65, apesar de não estar num suporte está muito supervendida tanto no diário como no semanal, este num nível nunca antes alcançado, vamos ver, o volume está minimo, gringos estão de fora praticamente, alguma coisa vai acontecer, ou vai começar reverter ou afundar de vez, ai fica o dilema, tem espaço para uma derrocada??? Com muitas ações já em crash??? Isso é o que me pergunto!!!
    Ivan
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. De vez em quando eu passo por lá pra deixar meu ponto de vista.

    Esses níveis de sobrevenda e/ou sobrecompra tem que tomar cuidado pois qualquer repique manda pra cima e depois volta a cair com espaço ou mesmo podem ir lambendo chão por muito tempo enquanto os preços despencam. Eu gosto de olhar sempre junto com uma média, linha e candles, sou mais oriental na análise técnica rsrs...

    Essa entrada nos 19,65 eu sinceramente não faria porque como você falou não é nível de suporte, como é um trade contra tendência o risco x retorno é maior. Esses trades contra tendência tem que ser tiro certeiro e rápido, talvez se ela for naquela região dos 17,75 seria uma bela oportunidade de compra contra tendência pra arrancar uns trocados do mercado, ou quem sabe um candle de fundo no intraday cortando uma média rápida nos 60" pode dar um rock.

    Abcs, boa sorte no trade

    ResponderExcluir
  7. Sobre derrocada o mercado sempre vai ter espaço pra cair até o fundo do poço ou subir até o céu de brigadeiro. Veja o que fizeram com a bolsa de Xangai naquele gráfico que postei...

    ResponderExcluir
  8. Mto boas as análises. Parabéns!!

    ResponderExcluir