quarta-feira, 22 de junho de 2011

Efeito Bernanke

Basta o presidente do FED (banco central norte-americano) abrir a boca que o mercado começa a cair, é o que tem ocorrido durante as últimas declarações de Ben Barnanke. Hoje, durante uma entrevista coletiva, Bernanke afirmou que o risco de contágio é significativo, caso a moratória seja declarada na Grécia. As declarações do presidente do FED apenas confirmam o que á foi antecipado aqui no Finanças Inteligentes, um possível default na Grécia arrastaria uma crise para o sistema financeiro europeu. Como os mercados estão totalmente interligados, principalmente o interbancário, a crise não iria afetar apenas a União Europeia e sim o mundo inteiro. Por isso é importante que as autoridades europeias consigam manter a Grécia respirando e prorroguem este calote para os anos seguintes dando mais tempo para o sistema financeiro tentar reduzir sua exposição nos ativos gregos.

Bernanke também reforçou que a economia dos EUA está se recuperando num ritmo mais lento do que o previsto obrigando o FED a reduzir suas previsões de crescimento econômico para este ano (agora entre 2,7% e 2,9%). Os programas de estímulos monetários estão encerrados temporariamente, isto é, não vai haver quantitative easing 3 a não ser que a economia do país volte a demonstrar sinais de preocupação.

Os mercados operavam em alta até o momento da coletiva de Bernanke, após a entrevista os índices começaram a cair no mundo inteiro. Dow Jones fechou em baixa sentindo a pressão da linha central de bollinger, parece ser um movimento de realização de lucros decorrente do forte repique de alta nos últimos dias. O índice fechou acima da famosa linha dos 12.1k


No Brasil a Bovespa também inverteu  sua trajetória de alta após a fala de Bernanke e fechou o pregão em leve baixa. O índice não conseguiu passar pela famosa resistência de curto prazo nos 61.7k e soltou um doji de indecisão. A situação ficou um pouco complicada para o próximo pregão pois no intraday de 60 minutos a bolsa está operando vendida. O fato de não passar pela resistência dos 61.7k também demonstra fraqueza do mercado para engatar uma alta mais consistente mesmo estando em nível de sobrevenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário