quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em linha com o mercado, Copom aumenta juro

O Copom (Comitê de Política Monetária) confirmou as expectativas do mercado e também do Finanças Inteligentes e elevou por unanimidade mais uma vez a taxa selic em 0,25 p.p. passando agora para 12,25% a.a. O aumento faz parte de um processo de ajuste gradual das condições monetárias onde ainda se observa uma demanda aquecida no mercado interno. Ao que tudo indica na próxima reunião do Copom podemos ter um novo aumento na taxa selic de 0,25 p.p., esta expectativa se dá pelo seguinte comunicado da autoridade monetária: "o Comitê entende que a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado continua sendo a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012".

Na visão do Finanças Inteligentes a atuação do Banco Central está correta, não há espaço para manutenção e muito menos redução da taxa básica de juro, o rítimo de aperto monetário deverá prosseguir por mais uma ou duas reuniões do Copom. Apesar de tudo, ainda é cedo para acreditar que vamos fechar 2012 no centro da meta (que é de 4,5%), muito pelo contrário, a expectativa é de inflação forte para o ano que vem também.

No mercado de capitais o dia foi de poucas oscilações nas principais bolsas mundiais com investidores analisando o conteúdo do Livro Bege do FED (banco central norte-americano). "O livro" não trouxe novidades e apenas reforçou a avaliação pessimista sobre o crescimento econômico feita pelo Ben Bernanke no fim da tarde de ontem. Mesmo assim não há nenhum sinal de que os Estados Unidos irão oferecer uma terceira rodada de estímulos monetários para a economia (quantitative easing 3). O fato de Bob Rodrigues, gestor do fundo de ações americano com o maior rendimento nos últimos 25 anos, recomendar que os investidores deveriam começar a reduzir exposição em bolsa também pesou em Wall Street. Com isso Dow Jones fechou mais um dia em queda tentando achar desesperadamente um fundo no meio de tanta onda vendedora.


Na Bovespa o pregão foi de poucas novidades com o mercado aguardando a decisão do Copom sobre a elevação da taxa selic. O índice bovespa continua trabalhando dentro da zona de congestão de curto prazo (63k a 65k). Já é o terceiro pregão consecutivo que fechamos na região dos 63k e pelo que parece a força compradora continua fraca pois o mercado deu várias chances de se engatar um repique em cima desta linha de suporte (63k). Mas até o momento nada feito, se a força compradora não aparecer logo o índice vai ficar fácil pra socarem novamente que poderá levar a Bovespa para zona de suporte em 61.7k.

6 comentários:

  1. Fi,

    O petróleo ajudou a segurar o IBOV?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Olá, o estranho é essa pontuação do ibov, quando a petro estava por R$ 23,xx no passado o ibov estava por volta dos 56K, e outros papéis de peso estão no chinelo e o Ibov acima dos 60K!! Qual seria um indice mais confiável??? O Ibxr50?? É uma caso à se pensar;
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    O barril de petróleo repicou ontem (pra cima) servindo de motivo para puxaram a petro e fazer aquele famoso rodízio no ibov onde escolhem alguns ativos de maior peso no índice para contrabalancear a queda.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    É por isso que eu fiz uma análise dizendo que este é o pior tipo de queda no mercado. Como estão fazendo o rodízio (escolhem alguns papéis pra segurarem o índice e socam venda no resto) o índice fica "camuflado" e a queda não chega a ser tão assustadora assim ao olhar o desempenho do ibovespa ao primeiro momento. Por isso é comum ver papel com 30%, 40% de queda e o índice com apenas 10%. O índice base é o Ibovespa mesmo (que está sendo balizado pelo índice futuro), mas pra quem opera comprando ações no mercado à vista o principal a ser avaliado é a técnica do papel posteriormente vem a técnica do índice.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Olá, no after a petro subiu mais um pouco, movimento incomum foi o da Csna3, muitos stops ao meu ver foram arrastados, o diretor financeiro desligou-se da empresa hoje, só por isso cair tanto??? O Sr. poderia depois analiza-la, até sobre o ponto de vista fundamentalista, obrigado!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivan,

    Por favor não me chame de Sr. rsrs... Faço uma análise da CSN assim que possível pois estou com problemas de conexão.

    Abcs,

    ResponderExcluir