sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fechamento da semana

Problemas de conexão na internet me impossibilitaram de postar a análise de quinta-feira e terei que ser bastante breve na análise de fechamento desta semana. Em geral o pessimismo generalizado tomou conta dos mercados internacionais esta semana (lembrando que ontem o Copom aumentou o juro em linha com o mercado) os motivos são sempre os mesmos relatados aqui no Finanças Inteligentes.

A notícia de que a China teve superávit comercial menor que o esperado em maio, em meio a fortes importações e menor demanda global por produtos do país aumentou ainda mais a onda de aversão à risco nos mercados do mundo inteiro.

Nos Estados Unidos temos Dow Jones confirmando a perda da linha central de bollinger, renovando mínima e acelerando ainda mais a tendência de baixa que não parece ser apenas uma correção técnica. A linha de tendência de alta que vem desde o fundo da crise deverá ser testada na próxima semana com o MACD cortando para venda, cenário complicado para Wall Street.


Na Europa temos o DAX (Alemanha) já realizando o teste em sua linha de tendência de alta, antecipando o movimento em relação ao Dow Jones. O MACD também está cortado para venda, o índice corre perigo de perder sua tendência de alta no médio/longo prazo.


A semana na bolsa brasileira não foi nada boa. Confirmou o doji de indecisão deixado no gráfico da semana anterior. O candle desta semana é de forte expressão e abriu as bandas de bollinger gerando espaço para mais quedas na próxima semana. Fora isso continuamos sem novidades, trabalhando em um canal de baixa no médio prazo dentro de uma congestão maior no longo prazo (entre 58k a 72k).

Nenhum comentário:

Postar um comentário