terça-feira, 28 de junho de 2011

Mercado precifica aprovação do Parlamento grego

A expectativa de que o Parlamento grego irá aprovar amanhã o pacote de austeridade fiscal do governo animou os investidores no mundo inteiro puxados pela "matriz" em Wall Street. A bolsa de Nova York abriu em alta e arrastou os demais índices mundiais (que estavam bem sobrevendidos) para o campo positivo. Essas mudanças de humor no mercado aparecem rapidamente, Wall Street amanheceu com o pé direito e resolveu comprar o risco ao acreditar em que o Parlamento grego irá aprovar o pacote de arrocho do governo, que por sua vez impedirá que a Grécia declare moratória (mesmo que temporariamente).

A sinalização de que os bancos alemães irão se reunir para discutir a idéia do "Plano Brady" (veja como funciona) francês também ajudou a injetar ânimo nos mercados. Os bancos alemães, juntamente com os franceses, estão entre os maiores credores privados da dívida soberana grega.

Vale ressaltar que o investidor deve tomar cuidado com o que está sendo divulgado na mídia, alguns veículos de comunicação estão anunciando que a Grécia pode estar perto de "encontrar" uma solução definitiva para a sua dívida, o que está completamente errado. Esta é uma solução temporária, mesmo que a dívida seja rolada pelos credores privados e/ou novos pacotes de ajuda sejam aprovados, a dívida do país continuará existindo e cada vez mais atingindo níveis impossíveis de liquidação.

Dow Jones fechou o pregão na máxima rompendo a famosa barreira dos 12.1k e linha central de bollinger e deverá testar a LTB (linha de tendência de baixa) nos próximos pregões. O volume negociado ficou abaixo da média e merece atenção pois na queda ele aumenta consideravelmente.


A Bovespa não ficou de fora do otimismo dos mercados e fechou o pregão colado na máxima do dia. O rompimento dos 61.7k acionou pivot de alta e deu sinal para abertura de posições compradas conforme alerta emitido pelo twitter do Finanças Inteligentes após a abertura do pregão. O índice agora deverá passar pela linha central de bollinger para fazer o teste na LTB que passa atualmente na região dos 62.5k. Lembrando que o spread da operação é pequeno, tiro curto, pois o movimento é contra a tendência principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário