O estardalhaço criado na mídia focando a briga entre os sócios controladores do Pão de Açúcar e Carrefour está camuflando uma operação do governo para influenciar/intervir diretamente o setor de supermercados no Brasil. Lamentavelmente o governo está articulando nos bastidores mais uma intervenção direta na economia do país. Após a bilionária jogada feita no ano passado para aumentar sua participação na Petrobras por meio do BNDES utilizando dinheiro público, o governo agora quer interferir e influenciar as grandes redes de supermercados no Brasil através do BNDES utilizando novamente o dinheiro público.
A fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar só poderá acontecer com a intervenção do governo, que ficará a cargo de injetar o dinheiro via BNDESpar (braço direito do BNDES) para que a união se concretize. O governo passaria a ser o grande sócio desta nova empresa a ser criada aumentando sua influência sobre a economia do país. Nos últimos anos o governo tem viabilizado fusões e se tornando sócio de um número crescente de empresas no Brasil. No ramo de energia é indiscutível, "quem manda" na Petrobras é o governo. No ramo de mineração, o novo presidente da Vale (Murilo Ferreira) já deu sinais de que vai ceder aos interesses do governo, a Vale estuda atuar no ramo de siderurgia (um dos setores menos rentáveis da economia atualmente).
"Curiosamente" as empresas onde o governo tem forte participação societária fazem parte de setores monopolizados da economia, não há concorrentes a altura de uma Petrobras ou Vale e não vai haver concorrentes a altura de uma fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour. Isso é um perigo para qualquer economia do mundo, a história mostra que a forte presença do Estado não é saudável para o crescimento econômico sustentado.
A dura verdade é que o varejo brasileiro está para ser "estatizado" e as pessoas não tem conhecimento disso. Além disso, representantes de fornecedores de leite longa vida, trigo, carne bovina, café torrado e moído e entre outros consideram que a alta concentração do varejo é negativa em termos de negociação, por causa da perda do poder de barganha. Juntos, Pão de Açúcar e Carrefour dominarão 1/3 do mercado varejista nacional e os consumidores poderão ser prejudicados mais uma vez.
Os chineses compram o nosso minério, levam para a China e fazem o aço, voltam aqui e conseguem vender o aço mais barato do que o de nossas próprias siderúrgicas. A nossa gasolina é uma das mais caras do mundo para um país que é potência petrolífera. Estes são apenas alguns exemplos do que representa o verdadeiro poder do estado sobre a economia.
Voltando para o mercado de capitais, pode-se observar que o giro na Bovespa ficou concentrado nas siderúrgicas (estavam bastante sobrevendidas) que sustentaram a leve alta do índice, já que vários setores da Bovespa estavam operando na venda (o famoso rodízio no qual sempre comentamos aqui no Finanças Inteligentes). O índice bovespa deixou um doji de indecisão acima da linha central de bollinger, o que não é um bom sinal para o curtíssimo prazo, os trades não encerrados após a entrada de ontem devem estar com stops ajustados para evitar devolver o lucro pro mercado. O índice agora tem pela frente uma LTB a ser rompida.
No cenário internacional a aprovação do plano de austeridade fiscal pelo Parlamento grego não surpreendeu os mercados, já que o fato foi precificado anteriormente conforme análise explicativa feita pelo Finanças Inteligentes na terça-feira dia 28/06. O índice Dow Jones fechou em alta testando a sua LTB da tendência de baixa no curto prazo. Pode aparecer um movimento de realização de lucros em Wall Street a partir de amanhã.
Perfeito o post de hoje! Disse tudo. Esta intervenção massiça do estado na economia vai trazer, como conseqüência, muita dor e sofrimento para o povo no futuro (e acredito que não muito distante). Esta visão socialista deturpada que o governo e a maior parte dos partidos de esquerda tem ainda vai levar o país à ruína.
ResponderExcluirOlá, na matriz poderiamos ver um triangulo simétrico?? Nas siderurgicas pra mim apenas um repique para aliviar a sobrevanda, o alvo são as minimas de 2008 em Usmi5 e Ggbr4, Csna3 se não se segurar por ai vai para os R$ 13,xx, um forte suporte...em resumo a coisa tá feia!!!
ResponderExcluirIvan
kbssaum,
ResponderExcluirObrigado! Certamente, essas intervenções estatais são cada vez mais nítidas e preocupantes. Não vejo como sair bem dessa situação no futuro, e você já deve saber quem é que vai pagar o pato de toda essa "aventura populista" do governo... todos nós.
Abcs,
Ivan,
ResponderExcluirNo Dow Jones dá pra puxar uma linha começando pelos 11.5k até os 11.8k que juntamente com a LTB pode sim formar um simétrico, porém eu não tracei porque desconsideraria o fundo desta pernada de alta em 12.1k (de maior importância na minha opinião). Porém o mais importante é ficar de olho na LTA do semanal, o repique foi em cima dela.
Este repique nas siderúrgicas pode ser temporário, veja que no semanal havia uma distância considerável entre os preços e a média móvel simples de 20 períodos e este movimento deve permitir uma reaproximação natural da média. Por enquanto apenas isso, a tendência principal é de baixa.
Abcs, bons trades
FI, excelente post, parabéns.
ResponderExcluirOntem o mercado provou mais uma vez sua irracionalidade, só com o anúncio de uma possível fusão, as ações do Pão de Açúcar tiveram alta de 12%. Como defensor de uma política mais monetarista não defendo uma participação tão efetiva do Estado na economia. Fico meio cismado com o BNDES como sócio.
Já o plano de austeridade (não gosto desta palavra) era esperado, mas que somente ele não irá salvar a Grécia é fato. Declarar moratória? Uhum, Portugal, Irlanda e Espanha, vira bola de neve e f#$%&* com toda a Europa.
O Brasil precisar agregar valor as commodities. Vender commodities não deixa país nenhum rico. Para mim é tão claro isto, será que só o governo não vê!?
Para os trades hoje a GGBR foi grande alegria, chegou subir 5% ao longo do dia.
Abraço
Jônatas,
ResponderExcluirObrigado! Pois é, o mercado aproveita dessas "anúnicos bomba" pra manipular o papel, imagine o que teve de gente sendo estopada hoje depois que o papel comecou a cair depois de ir nos 82,00.
Sobre o plano de austeridade é isso mesmo, por isso a UE pressionou a Grécia para aprovar o plano e evitar um efeito cascata de quebradeira na Europa. Agora a população do país vai sofrer e muito com as medidas de austeridade que não vão resolver muita coisa porque o país terá que se reestruturar mais cedo ou mais tarde.
Pois é, essa GGBR4 me paga rsrs... eu estava de olho nela pra pegar na abertura do pregão mas cancelei a ordem de compra porque eu percebí que o movimento na bolsa estava frio (abriu fraco com Europa bombando é mal sinal). Só que foi justamente nela (além da USIM5 e CSNA3) que o mercado pegou pra puxar. Esta alta relembrou os velhos tempos do mercado em 2009...
Abcs e bons negócios,
Sr. finanças inteligentes:
ResponderExcluirAgora você pode usar uma plataforma gráfica grátis e completa para fazer suas análises (faça o cadasttro): www.investcharts.com
Lamentável e triste... daqui a pouco seremos uma nova Venezuela, Cuba e etc, onde falta tudo nos mercados (de sal a papel higiênico), sem falar nos preços abusivos. Veremos brasileiros nas filas brigando por comida ou gastando % relevante dos salários com alimentação (o resto fica para saúde, segurança e moradia)... e os petralhas so ganhando com consultorias...
ResponderExcluirQue tal uma manifestação contra o PA? não comprar mais nada deles?
Ernesto Vasserstein,
ResponderExcluirVou verificar. Obrigado
Anônimo,
ResponderExcluirExcelente idéia! Aliás essa é a maior arma do consumidor. O brasileiro ainda não aprendeu a utilizar, mas quem sabe conscientizando mais as pessoas isso não funciona? Aprovei a sua idéia e vou utilizá-la. Parabéns!
Abcs,
Bom Dia Senhores,
ResponderExcluirEste é o meu 1º contato em comentar nesta pagina.
Observo que ambos falam muito na regional São Paulo/Rio de Janeiro e Minas.. Mas se esquecem que tem outros mercados a nivel de potencial grande como Maranhão , Fortaleza , Belem , Bahia com empresarios de escala enorme o maior exemplo é o Grupo Mateus com faturamento de 2 bilhões e meio no ano onde nas revista como ABAD , DEC NEWS , ABRAS , ASPA nem é vinculado mais por que? Outro fator é o Grupo Carvalho & Fernandes o maior Atacadista de Balcão do Nordeste com faturamentos de todo o Grupo em 4 Bilhões..Será que só na regional de sima tem grandes Empresas acho e vejo que a elite das informações deveriam ver e analisar bem o mercado para evitar falar ou descrever informações sem a devida abilidade do mercado nacional onde eu vejo da seguinte forma em crescimento. Muitos se gabam com SP é o maior polo Industrial do Brasil pelo monopolio da Midia ..errado esta informação do dia ...avaliei onde tem os maiores Distribuidores/Atacadistas de Cosmeticos do Brasil em MG....Galera atualizem suas paginas informativas...o mercado é grande mais a Midia só abre 1/3 das informações...a nossa cultura é imensa e vasta ..Sr Finança Inteligente faça uma reportagem sobre os REIS DO COMERCIO nas 29 Federações do Brasil...
Sds,
Paulo Bozanno