quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alta da selic vai continuar

O IBGE divulgou nesta quinta-feira o tão aguardando IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao mês de junho, o índice surpreendeu o mercado (mas não o Finanças Inteligentes) e subiu 0,15%. As expectativas dos analistas eram de uma alta bem menor ou nula. A alta não foi tão expressiva mas o problema é que no acumulado deste ano o IPCA chega a 3,87%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação está em 6,71%. Esse resultado supera o limite da meta fixada pelo governo para este ano, que tem como centro 4,5% e limite superior de 6,5%.

Como estamos na metade do ano, ainda faltam 6 meses de IPCA pela frente. Dentro desses 6 meses restam apenas 2 para o IPCA deflacionar ou fechar pelo menos próximo de zero, já que a partir de setembro o índice deverá subir forte novamente com o aumento nos gastos de final de ano, renegociações salariais, etc. Este cenário joga uma percepção de que os juros devem ser mais elevados para controlar a inflação, ou seja, a taxa selic vai continuar subindo e não deverá parar nos 12,50% a.a. (este valor já está embutido o provável aumento de 0,25 p.p. este mês.).

Por este motivo a Bovespa se descolou mais uma vez do mundo inteiro nesta quinta-feira. A pressão inflacionária não dá trégua e estas projeções de aumentos na taxa selic acabam deixando a renda fixa ainda mais atrativa e consequentemente a renda variável menos interessante. Os complicadores para aplicações em bolsa de valores não param por aí, esta congestão do mercado está deixando a bolsa técnica demais. O que aconteceu hoje foi uma tremenda sacanagem com os menos experientes, o índice abriu puxando uma alta de 1% dando falsa impressão ao mercado, mas o movimento era apenas um mero pullback na LTA dos 60 minutos do Ibovespa. Vejam pela seta preta logo abaixo o ponto exato para abertura de operações vendedoras.


O mercado gosta desses movimentos pois ganha na estopada (prejuízo) de quem entrou abrindo compra, isso faz aumentar ainda mais a pressão para descer, tanto é que acionou pivot de baixa. Pelo gráfico diário logo abaixo podemos observar que a mínima foi renovada, o teste na linha central de bollinger no qual mencionamos na análise de ontem poderá ser concretizado no pregão desta sexta-feira.


Nos Estados Unidos a melhora no mercado de trabalho e nas vendas no varejo alimentou o otimismo na véspera da divulgação do relatório geral sobre o emprego no país (payroll que sai amanhã). Dow Jones está com uma pernada de alta impressionante, pode ser um movimento típido de uma euforia final de alta (que pode durar semanas ou até meses). No entanto o índice segue para o teste de seu topo histórico em 12.8k.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Petrobras sobe 20 posições e já é a 34ª maior empresa do mundo, saiu no globo, só tem tamanho más os minoritários estão ferrados!!!
    O Pfr. Humberto só fazia analises em dólar, uma vez o indaguei sobre, me respondeu que não adianta nada verificar em Reais pois vç acaba se misturando com as sardinhas, qual sua opinião??? Estou convencido que operar o mercado dolarizado traz melhores resultados, um detalhe está sendo o Ibov, está lateralizada entre 37K - 41K U$$;
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Ivan,

    Imagine os minoritários dos anos anteriores da capitalização da Petrobras que tiveram suas posições diluídas, além de terem comprado topo.

    Eu respeito a opinião dele mas não concordo. Sardinha todo mundo é, olhando gráfico em dólar ou não. A diferença está em operar com frieza de acordo com os métodos do seu sistema. Saber utilizar o subconsciente e deixar as emoções de lado. Não existe método certo ou errado e sim um sistema que encaixe de acordo com a sua forma de operar.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir